A Inglaterra enfrenta a Grécia nesta quinta-feira (10), em partida válida pela terceira rodada da Uefa Nations League. E times da Premier League devem observar a partida.
Não só pelos seus próprios jogadores, mas por ter no confronto um destaque grego: Fotis Ioannidis, centroavante do Panathinaikos e o principal jogador ofensivo da seleção rival.
Quem é Fotis Ioannidis
O jovem centroavante surgiu em 2018 pelo Levadiakos, enquanto ainda alternava entre o time principal e o sub-19, onde era destaque. No entanto, não deslanchou em um time que acabou sendo rebaixado.
O grego então conseguiu uma transferência para o gigante Panathinaikos, depois de uma temporada de cinco gols em 19 jogos na segunda divisão do campeonato nacional.

Foram duas temporadas de adaptação e crescimento até ganhar mais espaço e aumentar seus números em 2022/23. Foram oito participações em gols em 26 rodadas no campeonato grego.
Foi no ano passado que Ioannidis virou destaque nacional:
- quatro participações em gols em seis jogos na pré-Champions League
- cinco gols em seis jogos na Europa League
- 22 participações em gols em 28 jogos do campeonato grego
O atacante passou a ser convocado para a seleção principal da Grécia em 2022 e já tem cinco gols em 13 partidas. Antes, Acumulou convocações e gols pelos times sub-18, sub-19 e sub-21.
Agora, Ioannidis é capitão do seu clube aos 24 anos. Ele também foi eleito o jogador grego do ano em 2023 e tem dois títulos da Copa da Grécia com o Panathinaikos, em 2022 e 2024.
Por que Ioannidis deve virar alvo da Premier League
O jovem grego é jogador nos moldes dos grandes destaques atuais na sua posição, como Haaland, Vlahovic e Gyokeres: altos, fortes e cada vez mais fugindo do padrão dos “camisas 9 duros”.
Ioannidis tem 1,87m e é um atacante forte, que protege bem a bola com o corpo e encontra diversas formas de levar perigo ao adversário. Sua principal característica é como tem se mostrado um ótimo armador para seu porte físico.

Enquanto Haaland é muito mais definidor e Gyokeres é veloz com a bola, o grego é bastante capaz de sair da área, se livrar da pressão com dribles e criar para seus companheiros.
Mais do que apenas dar assistências, o grego tem ótima visão de jogo para encontrar tabelas e é capaz de dar passes precisos e rápidos para progredir o time perto da área.
Quem pode se interessar por Ioannidis
Aqueles que buscavam um centroavante na janela de transferências e não conseguiram — ou, apesar de terem contratado, ainda não houve melhora — podem ser bons destinos para o grego.

Na Premier League, esse é o caso de times como Arsenal, West Ham e Southampton, por exemplo. Ele pode ser uma opção para fornecer gols e criatividade para estes ataques.
Os Gunners não conseguiram contratar seu camisa 9 tradicional e seguem com a dualidade entre Gabriel Jesus e Havertz improvisado. Os Hammers contrataram Fullkrug, que se lesionou. Os Saints, por sua vez, não têm um camisa 9 de bom nível.