O recorde histórico da Premier League que um reserva do Aston Villa pode alcançar na temporada 24/25

6 minutos de leitura

O atacante colombiano Jhon Durán tem se tornado o grande nome do Aston Villa quando o assunto é fazer a diferença vindo do banco de reservas.

✅Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp.

Neste último sábado (21), o Villa estava perdendo por 1 a 0 para o Wolverhampton em Birmingham, mas conseguiu a virada após a entrada de Durán em campo.

Jacob Ramsey deu lugar ao colombiano com 17 minutos do 2º tempo e, embora não tenha marcado nenhum dos dois primeiros gols, ele fechou a conta no Villa Park com o terceiro.

Na atual temporada da Premier League, Durán marcou quatro gols em cinco partidas, todos saindo do banco e consolidando sua reputação como um “supersub”, o grande reserva do Villa.

Importante na vitória deste sábado (21) por 3 a 1, o atacante pode até não conseguir o lugar de Ollie Watkins no time de Unai Emery, mas deve consolidar um novo recorde da Premier League.

Jhon Durán se aproxima de recorde na Premier League

O atacante do Aston Villa, Jhon Durán, que quase foi para o Chelsea na última janela, está a apenas quatro gols de igualar o maior número de gols como substituto em uma única temporada da Premier League.

Atualmente, o recorde é de Adam Le Fondre, com 8 gols pelo Reading em 2012/13. Na temporada 23/24, Durán já tem quatro gols saindo do banco de reservas pelo Villa.

Se manter a média de gols como suplente da atual temporada inglesa, o colombiano tem tudo para superar a marca de Le Fondre. Veja o ranking:

Recordes de gols de substitutos em uma única temporada da Premier League*

  1. Adam Le Fondre – 8 gols (Reading, 2012-13)
  2. Christian Benteke – 6 gols (Liverpool, 2015-16)
  3. Jermain Defoe – 6 gols (West Ham, 2001-02)

*Dados apurados pelo Opta Analyst em 21 de setembro de 2024.

Durán saiu do banco de reservas e foi o autor do terceiro gol do Aston Villa na vitória diante do Wolverhampton, neste último sábado (21). (Foto: Imago)
Durán saiu do banco de reservas e foi o autor do terceiro gol do Aston Villa na vitória diante do Wolverhampton, neste último sábado (21). (Foto: Imago)

Desde que chegou ao Aston Villa, em fevereiro de 2023, Durán já acumula oito gols saindo do banco de reservas.

Embora ainda esteja distante do recorde de 24 gols de Jermain Defoe, o atacante colombiano já ocupa uma posição de destaque dentro do clube.

Recorde de gols de substitutos na história da Premier League**

  1. Jermain Defoe – 24 gols
  2. Olivier Giroud – 21 gols
  3. Javier Hernández – 19 gols
  4. Kanu – 17 gols
  5. Ole Gunnar Solskjaer – 17 gols
  6. Daniel Sturridge – 17 gols
  7. Peter Crouch – 16 gols
  8. Danny Welbeck – 14 gols

**Dados apurados pelo Opta Analyst em 28 de março de 2024.

No Aston Villa, o jogador que saiu do banco de reservas e mais anotou gols na história do clube é Julian Joachim, com um recorde de 10 gols entre 1996 e 2001. Durán está a apenas dois gols de igualar a marca.

Recordes de gols como substituto no Aston Villa***

  1. Julian Joachim – 10 gols
  2. Jhon Durán – 8 gols
  3. John Carew – 6 gols
  4. Luke Moore – 5 gols
  5. Marlon Harewood – 5 gols
  6. Juan Pablo Ángel – 5 gols

***Dados apurados pelo Opta Analyst em 21 de setembro de 2024.

Por que Jhon Durán não é titular do Aston Villa?

A resposta está na competição acirrada pela posição com Ollie Watkins, o principal atacante do Villa, que marcou 27 gols na temporada passada e segue entre os titulares.

Ollie Watkins, atacante do Aston Villa. (Foto: Imago)
Ollie Watkins, atacante do Aston Villa. (Foto: Imago)

No entanto, Durán não deixa dúvidas de que é uma peça essencial para o time de Unai Emery e um reserva de luxo para as necessidades do Villa.

Nesta temporada, Durán marca, em média, um gol a cada 80 minutos na Premier League — desempenho comparável apenas a Erling Haaland, que faz um gol a cada 79 minutos em 24/25.

Essa habilidade para mudar o rumo das partidas após sair do banco tem sido um trunfo valioso para Unai Emery, que, por enquanto, parece preferir manter Durán como sua arma secreta.

Em um cenário em que o Aston Villa busca crescer na Premier League e equilibrar os compromissos da temporada com um calendário cheio, o colombiano tem sido um verdadeiro “game-changer” de Birmingham.

Lucas Gervazio Chaves
Lucas Gervazio Chaves