Aston Villa ‘fura fila’ de clube que deu chapéu em United e Barcelona para contratar joia

5 minutos de leitura

O Aston Villa está em busca de repatriar o jovem talento inglês Jaden Philogene, que atualmente defende o Hull City na Championship. O jogador estava praticamente certo como reforço do Ipswich.

Segundo o site inglês “The Athletic”, a equipe de Birmingham ativou uma cláusula de recompra presente no acordo de venda do jogador para o Hull no ano passado, abrindo caminho para um possível retorno.

Aston Villa pode furar fila

O jovem inglês, de 22 anos, é um atacante que atua pelos lados. Ele se destacou durante a última temporada pelo Hull City, marcando 12 gols em 32 partidas e ajudando a equipe a terminar na sétima posição da liga.

Seu desempenho atraiu a atenção de diversos clubes da Premier League, incluindo Crystal Palace, Everton e West Ham. Ele foi vendido pelos Villans em setembro de 2023.

Barcelona quer Jaden Philogene, do Hull City
Jaden Philogene, do Hull City (Foto: Imago/Focus Image)

E por isso a equipe comandada por Unai Emery, que já havia formado Philogene em suas categorias de base, possui a opção de igualar qualquer oferta recebida pelo Hull City pelo jogador.

No entanto, devido a uma cláusula de venda futura presente no contrato original, o Villa pagaria 30% a menos do que o valor oferecido por outros clubes. O Ipswich ofereceu 18 milhões de libras (R$ 124 milhões).

Isso significa que o Villa pode contratá-lo por 12,6 milhões de libras (R$ 87,3 milhões), 70% do valor total oferecido pelos recém-promovidos à Premier League.

A briga por Philogene

Se o Hull receber ofertas maiores de outros clubes — ou do próprio Ipswich –, o Villa deve decidir se permanecerá no processo. Independente do valor oferecido, eles terão a prioridade por contratá-lo, se chegarem em 70% da quantia.

O jogador, inclusive, se tornou prioridade do técnico Unai Emery neste mercado. Segundo Fabrizio Romano, as pontas são posições que o treinador espanhol pretende reforçar para a próxima temporada.

"Mr. Europa League", Unai Emery não conseguiu levar o Aston Villa à final da Conference
“Mr. Europa League”, Unai Emery não conseguiu levar o Villa à final da Conference (Foto: Icon Sport)

Antes do Aston Villa entrar na disputa, o Ipswich tinha dado um chapéu em dois gigantes europeus. Tanto Manchester United quando Barcelona estavam atrás do jogador de 22 anos.

Os dois clubes sondaram a situação do jogador, mas não fizeram propostas oficiais. Ele tem contrato com o Hull City até 2026. Antes, foi emprestado ao Stoke City e ao Cardiff City.

Jaden Philogene na carreira:

  • 39 jogos pelo Cardiff
  • 5 gols
  • 1 assistência
  • 32 jogos pelo Hull City
  • 12 gols
  • 6 assistências
  • 11 jogos pelo Stoke City
  • 1 gol
  • 6 jogos pelo Aston Villa
  • 2 assistências
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]