Aston Villa é multado pela Uefa em retorno à Champions League

4 minutos de leitura

O Aston Villa volta a disputar uma edição de Champions League nesta temporada após terminar em 4º lugar na última campanha da Premier League. Mas o começo já terá percalços.

✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp

Isso porque o clube inglês foi multado pela Uefa por deixar de apresentar seu balanço financeiro dentro do prazo. Além dos Villains, outros dois gigantes europeus foram penalizados.

A punição do Aston Villa

A equipe da Premier League foi multada em 60 mil euros (R$ 370 mil). Apesar de ter cumprido com os objetivos financeiros exigidos para a temporada 2023/24, foi o atraso ao prová-lo que gerou a punição.

De acordo com o jornal inglês “BBC”, a multa faz parte dos novos regulamentos financeiros que foram colocados em prática pela Uefa. Agora, os clubes são obrigados a mostrar sua documentação financeira de maneira pontual.

Jogadores do Aston Villa comemoram gol de John Duran
Jogadores do Aston Villa comemoram gol de John Duran (Foto: Imago)

A penalidade do Villa foi imposta pelo Órgão de Controle Financeiro de Clubes da Uefa. Apesar do contratempo, no entanto, a multa não deve causar impacto significativo nas finanças dos Villains para a temporada.

O clube inglês não foi o único sancionado, e nem com a maior penalidade. O gigante francês Olympique de Marseille recebeu uma multa de 20 mil euros por atrasos semelhantes na papelada, enquanto a Roma enfrentou uma penalidade muito mais severa de 2 milhões de euros. Os italianos não cumpriram os objetivos.

Aston Villa de volta à Champions League

A campanha do time de Unai Emery na Champions League colocará o elenco contra grandes equipes europeias. No novo formato da competição, os ingleses vão enfrentar Bayern de Munique, Juventus e Celtic em casa, e RB Leipzig, Monaco e Brugge fora.

Aston Villa Unai Emery
Unai Emery, técnico do Aston Villa (Foto: Icon sport)

O formato da Champions League a partir desta temporada apresenta uma nova fase de liga, que substitui a antiga fase de grupos. Agora, são ao todo 36 equipes, onde cada uma disputa oito partidas, quatro em casa e quatro fora, contra adversários diferentes durante essa primeira fase.

Os oito primeiros colocados desta liga vão às oitavas, e os 16 times seguintes — do 9º ao 24º, disputam as outras oito vagas nos playoffs para completar a chave.

A partir daí, mantém-se o formato de mata-mata tradicional, com oitavas, quartas, semis e a grande decisão.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]