O Aston Villa buscou o empate contra o Liverpool nos acréscimos e encerrou a penúltima rodada da Premier League 2023/24 com um 3 a 3 em casa. O resultado foi de extrema importância para a equipe dos brasileiros Douglas Luiz e Diego Carlos se recuperar depois da eliminação na Conference League na semana anterior.
Finalizado
3
-3
Aston Villa - Liverpool
England Premier League - Villa Park
Martínez falha e conquista marca inédita
O Villa entrou em campo buscando garantir seu lugar na zona de classificação para a Champions League, enquanto o Liverpool, já fora da disputa de título, vinha para uma partida protocolar. Mas não deu tempo nem de entender qual seria a cara do jogo, já que com apenas dois minutos, o goleiro Emiliano Martínez decidiu cometer um “frango”.
Na primeira chegada do ataque do Liverpool, a bola foi cruzada na área em um lance que ficaria fácil para “Dibu” segurar. Porém, ela escapou das mãos do goleiro e, na tentativa de puxá-la de volta, ele acabou empurrando para o fundo das redes, marcando um gol contra para os Reds.
Este foi o terceiro gol contra de Martínez na Premier League, um número jamais alcançado por nenhum outro goleiro na história do torneio, de acordo com a “BBC Sport”.
Villa reage com brilhantismo de Watkins
O gol precoce obrigou o Villa a ir para cima e buscar o empate em casa. E não demorou muito: aos 11 minutos, Ollie Watkins foi ao fundo do campo e passou a bola para Youri Tielemans marcar.
Com a assistência, Watkins amplia sua marca na liderança de participações em gols nesta Premier League, chegando a 32. Ele é o terceiro nesse quesito nas cinco principais ligas da Europa.
Foden? Saka? Palmer? Haaland? Odegaard? Salah?
Que nada! O líder em participações diretas em gols na Premier League se chama Ollie Watkins: 32. São 19 gols + 13 assistências ⚽️🅰️
O arco e a flecha do Aston Villa de Unai Emery 🏹
Ele é MUITO bom! pic.twitter.com/86txpmqpCB
— PL Brasil (@plbrasil1) May 13, 2024
Liverpool vira e põe fogo — momentaneamente — na disputa do título
O jogo seguiu intenso, com o Liverpool superior na posse de bola, mas com o Villa tendo as oportunidades mais claras de chegar no ataque. Porém, os visitantes foram mais eficientes e Cody Gakpo conseguiu deixar os Reds na frente do placar novamente, aos 23 minutos.
Na volta do intervalo, com apenas três minutos, Jarell Quansah ainda ampliou depois de uma cobrança de falta. A vitória momentânea do Liverpool ia “colocando fogo” na disputa pelo título. Isso porque o Tottenham ocupa a quinta posição na tabela e, com a derrota do Villa, ficaria mais perto de ultrapassá-los se vencessem o Manchester City — candidato ao título — nesta terça-feira (14), em rodada atrasada da PL.
Mas sair do Villa Park com a derrota não estava nos planos de Unai Emery.
Aston Villa ganha fôlego na etapa final e arranca empate
O Aston Villa é um dos grandes times na atual temporada da Premier League. Sob a batuta do treinador espanhol, a equipe passou a maior parte do campeonato entre as primeiras posições e chegou à semifinal da Conference League.
A derrota no torneio continental, que tirou do time a chance de ir para a Europa League, parecia ter indicado o fim do fôlego do Villa nesta reta final. Sem um banco no mesmo nível do time titular, seria difícil manter o mesmo nível do início da temporada e a eliminação para o Olimpiakos mais a derrota para o Liverpool pareciam colocar uma pedra sobre o ano do Villa.
Mas a equipe mostrou que tem força para se manter viva na disputa e ser merecedora de uma vaga direta para a Champions. Mesmo atrás no placar, o time seguiu pressionando os Reds e, no fim das contas, finalizou mais vezes (19 versus 14). Jhon Durán, que entrou no segundo tempo de Zaniolo, foi o responsável por colocar o Villa de volta no jogo, marcando gols aos 40 e aos 43 minutos.
Com o empate, o Villa chega a 68 pontos e precisa de apenas uma vitória na rodada final contra o Crystal Palace para garantir a passagem de ida para a Liga dos Campeões.
Como foram os brasileiros em Aston Villa x Liverpool
Douglas Luiz – 6,0
Assim como o Aston Villa, Douglas Luiz parece ter perdido a força na reta final da temporada. Não é o primeiro jogo que não se vê o brilhantismo do brasileiro em campo para fazer a ligação entre ataque e defesa. No jogo contra o Liverpool, o meia ficou muito mais tempo no campo defensivo, fazendo uma partida na média. Foram quatro de seis duelos vencidos, 86% de passes certos e duas interceptações, de acordo com o “Sofascore”.
Diego Carlos – 4,0
Diego Carlos não estava em seus melhores dias. O brasileiro perdeu uma chance de gol inacreditável aos 35 minutos, na qual só precisava empurrar a bola para o gol aberto. Além de não marcar, atrapalhou Watkins, que poderia tirar melhor proveito da oportunidade. No campo defensivo, não fez muito para impedir a possível derrota.
Alisson – 6,5
Do lado do Liverpool, Alisson vinha sendo pouco acionado ao longo de toda a partida, já que o Villa chegava na área, mas não criava lances de tanto perigo. Tudo mudou nos minutos finais, quando o Villa o obrigou a trabalhar mais. Uma milagre do brasileiro evitou a virada do time da casa.