Ipswich Town empatou em 2 a 2 com o Aston Villa neste domingo (29), no Portman Road, em jogo válido pela sexta rodada da Premier League. Liam Delap marcou dois para os mandantes, Morgan Rogers e Ollie Watkins fizeram os gols dos Villans.
Mas o que o empate tem a ver com a final da Copa do Mundo de 2022 e com Pep Guardiola?
Por que Guardiola deve ter ficado de olho em Ipswich Town x Aston Villa
Primeiro, Kalvin Phillips, emprestado pelo Manchester City, fez um grande trabalho na construção do gol de Liam Delap aos oito minutos de jogo. Ele roubou a bola na entrada da área do Aston Villa, driblou um e deu um belo passe para Jack Clarke cruzar rasteiro e o camisa 19 abrir o placar.
Kalvin Phillips vive um drama desde que foi contratado pelo Manchester City em julho de 2022. O volante inglês nunca teve a confiança de Pep Guardiola para ser titular da equipe. Ele passou por um empréstimo mal sucedido pelo West Ham, caiu de produção, foi tirado da seleção inglesa e agora joga no 18º colocado da Premier League, cotado para ser rebaixado.
Entretanto, Phillips parece ter se encontrado nesta temporada. Em apenas dois jogos na Premier League, ele já é o terceiro da equipe em interceptações por jogo, com média de 1,5 por jogo (mesma média de desarmes).
Phillips ainda tem uma média de 5,5 bolas recuperadas por jogo e de efetuar dois cortes por partida, além de quatro disputas de bola vencidas e três duelos no chão ganhos.
Com a necessidade de um volante para repor a vaga de Rodri, que está fora da temporada por lesão, o Manchester City poderia considerar uma alternativa “caseira”, sem precisar gastar muito na janela do meio da temporada o e correr riscos com o fair play financeiro. Com isso, Phillips poderia ser avaliado até janeiro para ser uma possível solução.
Outro motivo para Guardiola ter ficado de olho no jogo foi que o Aston Villa estava ultrapassando o Manchester City até a metade do segundo tempo. Mas com o empate, os Villans ocupam a quinta colocação da tabela de classificação da Premier League, com 13 pontos, mantendo os Citizens na vice-liderança.
O Ipswich, por sua vez, vê sua situação se complicar na briga contra o rebaixamento. Com apenas três pontos, o time de Ed Sheeran ocupa abre a zona da degola na 17ª posição e agora tem um jogo a mais que o Southampton, que está a uma posição e dois pontos atrás.
Relação com a final da Copa do Mundo de 2022
A relação entre a vitória do Aston Villa e a final da Copa do Mundo de 2022 se deve ao fato de Dibu Martínez ter feito uma defesa idêntica a que garantiu o título da Argentina contra a França na final, em que Randal Kolo Muani ficou cara a cara com o goleiro, que fez uma defesa milagrosa com o pé.
Aos 37 minutos de jogo, Delap recebeu uma bola primorosa de Leif Davis, ficou cara a cara com Martínez, que fez uma linda defesa com o pé esquerdo.
Publicado por @trsportss_Ver no Threads
Próximos jogos
- Quarta-feira (2): Aston Villa x Bayern de Munique às 16h (horário de Brasília), no Villa Park, pela segunda rodada da fase de liga da Champions League.
- Sábado (5): West Ham x Ipswich Town às 11h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Londres, pela sétima rodada da Premier League.