O Aston Villa voltou a jogar uma partida de Champions League após mais de 40 anos e fez bonito em sua reestreia ao vencer o Young Boys por 3 a 0 na tarde desta terça-feira (17), no Stade de Suisse.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp
Youri Tielemans abriu o placar aos 27 minutos de jogo. O volante esteve envolvido numa especulação de saída do Aston Villa depois de não ir bem em sua temporada de estreia na equipe, mas o volante, que foi contratado de forma gratuita em 2023, permaneceu no clube inglês e foi o autor do primeiro gol dos Villans neste retorno à Champions League.
Em entrevista à “TNT Sports”, Tielemans revelou que o projeto esportivo vendido pelo técnico Unai Emery, que contava com a classificação para a Champions League, foi o que o convenceu a assinar com o Aston Villa. Um ano depois, ele vê a promessa sendo cumprida com os próprios olhos e marcando o gol de estreia.
Publicado por @eurofuteirosVer no Threads
Ainda no primeiro tempo, Jacob Ramsey ampliou em um lance bizarro. Mohamed Ali Camara dominou a bola dentro da própria área, após um desarme do seu companheiro de zaga, Tanguy Banhie-Zoukrou, e tocou para o goleiro David von Ballmoos, que, ao tentar afastar a bola, acerta Ollie Watkins, atacante do Aston Villa, e ela sobra para o ponta-esquerda marcar com o gol livre.
O Aston Villa chegou a marcar o terceiro ainda no primeiro tempo, com Watkins, mas o VAR anulou o tento por toque de mão. Aos 33′ da etapa complementar, foi a vez de Jhon Durán ter um gol anulado pelo árbitro de vídeo, depois da bola bater na mão de Amadou Onana na origem do lance.
O brasileiro Diego Carlos entrou no lugar de Lamare Bogarde com um minuto de segundo tempo. O zagueiro se envolveu em duas polêmicas, uma delas com lances de possível pênalti, mas o árbitro não marcou.
Aos 41 do segundo tempo, Tielemans serviu seu compatriota belga, Onana, que fechou o placar num belo chute de fora da área.
Aston Villa na “nova” Champions League
Com a vitória, o time de Birmingham somou três pontos e começa com o pé direito na Champions League, que promete ser concorrida em sua nova versão. Nesta primeira fase, 35 times disputam 24 vagas para a próxima fase em um formato de liga.
Do primeiro ao oitavo se classificam para as oitavas de final de forma direta, enquanto do nono ao 24º se enfrentam numa repescagem para garantir os outros oito lugares no mata-mata.
O próximo jogo do Aston Villa na Champions League é contra o Bologna no dia 22 de outubro, no Villa Park, mas agora os comandados de Unai voltam suas atenções para a Premier League. Os Villans recebem o Wolverhampton no próximo sábado (21), às 11h (horário de Brasília), em Birmingham, pela quinta rodada do Campeonato Inglês.