Passada as rodadas de Champions League, chegou a vez dos jogos da Europa League e da Conference League. Na tarde desta quinta-feira (5), quatro times ingleses — Aston Villa, Brighton, Liverpool e West Ham — entrarão em campo pelas competições europeias e com um fato curioso: três deles terão confrontos inéditos em sua história.
Olympique de Marselha x Brighton
Às 13h45 (horário de Brasília), o Brighton visita o Olympique de Marselha no Vélodrome. Os Seagulls perderam na estreia para o AEK Atenas no Falmer Stadium e já se veem em uma situação complicada na Europa League, tendo que vencer o gigante francês fora de casa para não ver a vaga para a fase mata-mata se distanciar ainda mais.
O Brighton ligar o alerta, pois a boa fase do time comandado por Roberto De Zerbi já foi embora. Após ser eliminado para o Chelsea na Copa da Liga Inglesa, os Seagulls levaram uma goleada por 6 a 1 para o Aston Villa no Villa Park no último sábado (30), pela Premier League.
Com esse contexto De Zerbi deve usar suas principais peças disponíveis contra o OIympique de Marselha. Milner e Gross estão lesionados, assim como Enciso e Moder.
Provável escalação do Brighton: Steele; Lamptey, Igor, Van Hecke, Estupiñan; Dahoud, Gilmour, João Pedro; Solly March, Ansu Fati, Mitoma. Técnico: Roberto De Zerbi.
Provável escalação do Olympique de Marselha: Lopez; Lodi, Gigot, Mbemba, Clauss; Ounahi, Veretout, Rongier; Correa, Aubameyang, Ndiaye. Técnico: Gennaro Gattuso.
Aston Villa x Zrinjski Mostar
Outro confronto inédito é entre Aston Villa e Zrinjski Mostar, às 16h (horário de Brasília), no Villa Park, pela Conference League. O clube da da Bósnia e Herzegovina viveu uma noite histórica no dia 21 de setembro, quando vencer o AZ por 4 a 3 no Stadion Bijeli Brijeg. Foi a estreia da equipe em uma fase de grupos de competições europeias. Os holandeses chegaram a abrir três gols de vantagem no primeiro tempo, mas os donos da casa conseguiram virar a partida na segunda metade.
É nesse embalo que o Zrinjski Mostar chega para enfrentar o Aston Villa, que, por sua vez, vem de uma goleada por 6 a 1 contra o Brighton pela Premier League e tenta, com um alto dinheiro investido em seu elenco, alcançar o primeiro título europeu desde 2001.
O Aston Villa precisa se reerguer em casa, após uma derrota por 3 a 2 para o Légia Varsóvia fora de casa na estreia. Os Villans ocupam a lanterna do grupo E e vão encarar logo o líder da Bósnia e Herzegovina. O técnico Unai Emery terá quatro desfalques para o confronto, todos por lesão: Bailey, Álex Moreno, Mings e Buendía.
Provável escalação do Aston Villa: Olsen; Cash, Konsa, Lenglet e Digne; Kamara e Tielemans; Ramsey, McGinn e Zaniolo; João Duran. Técnico: Unai Emery.
Provável escalação do Zrinjski Mostar: Maric; Corluka, Jakovljevic, Radic e Memija; Ivancic, Balic e Kozulj; Cuze, Ticinovic e Kis. Técnico: Krunoslav Rendulic.
A história do Zrinjski
O Zrinjski Mostar é um clube fundado em 1905 e chegou a ser banido do futebol em 1945 por fazer parte do Campeonato Croata nos tempos de estado fantoche dos nazistas. O time ressurgiu só em 1992, durante a Guerra da Iugoslávia, com a independência da Bósnia e Herzegovina. A equipe servia para reunir a comunidade croata de Mostar, o que permitiu, inclusive, o empréstimo de Luka Modric ao Zrinjski no início de sua carreira cedido pelo Dinamo Zagreb.
O Zrinjski Mostar acabou se estabelecendo como um clube importante em seu país, somando oito títulos na liga nacional e o maior vencedor do Campeonato Bósnio desde a independência. O time tricolor venceu os dois últimos troféus e, na temporada passada, ainda levaram a Copa da Bósnia. Já sobre as competições continentais, o clube teve sua melhor campanha justamente em 2022/23, quando quase alcançou a fase de grupos da Conference League, perdendo para o lovan Bratislava na prorrogação da última fase qualificatória.
Nesta temporada, o Zrinjski Mostar eliminou o Urartu, da Armênia, na primeira fase da Champions League e depois caiu mais uma vez para o Slovan Bratislava. O time bósnio, então, foi para a repescagem na Europa League e venceu o Breidablik por 7 a 2 no placar agregado. A classificação só não veio por ter parado no ASK Linz. Mesmo assim, o Zrinjski acabou repescado à Conference League.
Liverpool x Union St. Gilloise
Apesar da derrota para o Tottenham no sábado (30), pela Premier League, o Liverpool vive grande fase na temporada. A derrota para os Spurs, inclusive, contou com um erro grotesco do VAR, que anulou erroneamente um gol de Gakpo por impedimento. Fora esse revés, os Reds venceram sete jogos e empatou um.
Na estreia da Europa League, o Liverpool venceu o LASK por 3 a 1 fora de casa e se estabeleceu como líder do grupo E. Agora, os Reds vão enfrentar o Union St. Gilloise na tarde desta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília), em Anfield. O time belga empatou o primeiro jogo na competição em casa, diante do Toulouse.
Apesar de não ter a mesma qualidade técnica do Liverpool, o Union Saint-Gilloise é o atual líder do Campeonato Belga e faz um bom início de temporada, com quatro jogos de invencibilidade, sendo três vitórias e um empate.
Com uma ampla superioridade técnica, o técnico Jürgen Klopp deverá dar oportunidade para o goleiro Kelleher. Trent lexander-Arnold deverá seguir como opção no banco de reservas. Gakpo, Thiago e Bajcetic estão fora do jogo por lesão.
Provável escalação do Liverpool: Kelleher; Gomez, Konaté, Van Dijk, Tsimikas; Elliott, Endo, Gravenberch; Salah, Nuñez, Jota. Técnico: Jurgen Klopp
Provável escalação do União Saint-Gilloise: Morris; Mac Allister, Burgess, Leysen; Castro-Montes, Sadiki, Vanhoutte, Lapoussin; Amani, Nilsson, Puertas. Técnico: Alexander Blessin