Aston Villa x Birmingham: a rivalidade da segunda maior cidade da Inglaterra

Conheça as origens do Second City Derby, um dos clássicos mais tradicionais da Inglaterra

0
616
aston villa birmingham city
Nathan Stirk/Getty Images

Nomeado na Inglaterra como “Second City Derby”, a rivalidade entre Aston Villa x Birmingham City é um dos maiores clássicos de todo o Reino Unido. O clássico não vem sendo disputado com frequência na Premier League, mas merece o respeito por toda sua história.

Nos dias atuais, os Villans garantiram sua permanência na Premier League na última rodada, enquanto os Blues ficaram ameaçados de queda na Championship, mas conseguiram escapar nas últimas rodadas.

A PL Brasil contará a história da rivalidade entre Aston Villa e Birmingham, que rendeu episódios polêmicos e encontros marcantes ao longo de toda a história dos tradicionais clubes de Birmingham.

A rivalidade Aston Villa x Birmingham

aston villa x birmingham city
Alex Davidson/Getty Images

Antes do início da Premier League, Aston Villa e Birmingham eram figuras frequentes na disputa dos torneios da elite do futebol inglês. Durante 71 anos, ambos os clubes se enfrentaram na disputa do Campeonato Inglês, mostrando uma estabilidade impressionante por muito tempo.

O Birmingham ainda se chamava Small Heath Alliance no primeiro clássico entre as equipes disputado em 1879. Em amistoso disputado no antigo estádio dos Blues, a equipe derrotou o Aston Villa por 1 a 0. Já no primeiro jogo oficial entre os rivais, o Villa levou a melhor e goleou os Blues por 4 a 0 pela Copa da Inglaterra de 1887.

O encontro mais marcante entre as equipes aconteceu na final da Copa da Liga de 1963, quando o Birmingham venceu o primeiro título oficial de sua história. Em uma final disputada em dois jogos, os Blues venceram a ida por 3 a 1 e seguraram um 0 a 0 no Villa Park para ficarem com o título.

Villans e Blues protagonizaram grandes encontros durante as décadas de 1970 e 1980, mas isso mudou na era Premier League. Com o aumento do poder financeiro de algumas equipes, times como Aston Villa e Birmingham passaram por grandes dificuldades. O clássico, sempre disputado na elite, teve poucos encontros nos últimos anos.

Leia mais: Os 10 maiores ídolos da história do Birmingham City

Era Premier League

Durante a era Premier League, o Aston Villa conseguiu manter uma estabilidade e é uma das equipes que mais disputou a competição. No entanto, o Birmingham não igualou o mesmo nível do rival e os clássicos na elite ficaram cada vez mais raros.

O último clássico que aconteceu na era Premier League foi na temporada 2010/2011, quando as equipes empataram por 1 a 1 no St Andrew's Stadium. Nessa temporada, os Blues acabaram rebaixados e não retornaram à elite desde então.

Durante essa temporada, um episódio bastante polêmico acabou chocando toda a população da cidade de Birmingham. O então técnico dos Blues, Alex McLeish, que havia conquistado a Copa da Liga daquela temporada com o Birmingham, foi para o Aston Villa.

Os torcedores do Birmingham se sentiram traídos com a troca, mas os fãs do Villa também ficaram insatisfeitos. O fato de McLeish rebaixar o Birmingham por duas temporadas foi o fator determinante da insatisfação, que se refletiu no campo. Com um futebol decepcionante, o treinador acabou sendo demitido do Villa na temporada seguinte.

Depois dessa temporada, as equipes não se enfrentaram mais pela Premier League. A rivalidade entre Aston Villa e Birmingham City ficaria para a Championship, a 2ª divisão inglesa.

Leia mais: Aston Villa na PL 2019/20: muito investimento e pouco futebol

Era Championship

aston villa birmingham city
Nathan Stirk/Getty Images

Após disputar todas as temporadas da Premier League, o Aston Villa caiu na temporada 2015/2016. Com isso, os clássicos contra o Birmingham voltaram a ser disputados, mas dessa vez na Championship.

Em 2016/2017, as equipes se enfrentaram pela 2ª divisão pela primeira vez desde 1987. A temporada foi uma das piores da história do Villa, mas ainda assim a equipe não perdeu para o Birmingham. A equipe empatou por 1 a 1 em St Andrew's e venceu por 1 a 0 no Villa Park.

No último clássico entre as equipes, a rivalidade superou todos os limites. Em clássico disputado no estádio dos Blues, o Aston Villa venceu por 1 a 0, mas o jogo ficou marcado por um episódio lamentável.

Principal destaque dos Villans, o meia Jack Grealish foi agredido por um hooligan que invadiu o gramado para machucar o jogador. No entanto, o confronto terminou em final feliz para Jack, que fez o gol de uma importante vitória para o Villa, que conseguiu o acesso naquela temporada.

Grealish seguiu sua vida e se tornou o destaque da equipe na última Premier League, mas a punição para o hooligan foi severa como deveria ser. Ele acabou preso por 14 semanas e banido dos jogos do Birmingham pelo resto de sua vida.

Fica a torcida para que esta grande rivalidade entre Aston Villa e Birmingham seja travada novamente na Premier League, mas com os recentes problemas financeiros que vivem os Blues, que se agravaram com a pandemia da covid-19, essa vontade pode demorar para se realizar.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Clássicos Ingleses: Aston Villa x Birmingham City

Não há posts para exibir