Aston Villa anuncia saída de Dean Smith

Aston Villa anuncia saída de Dean Smith
(Foto: Divulgação/Aston Villa)

O Aston Villa anunciou, neste domingo (7), a saída de Dean Smith do cargo de técnico da equipe. Nos últimos dias, principalmente depois da derrota para o Southampton na última sexta-feira (5), a possibilidade da diretoria optar pela demissão esteve em alta, com alguns nomes sendo cogitados para o seu lugar. No entanto, havia certa incerteza sobre o que pensavam os donos. Dessa forma, com a demissão consumada, alguns nomes como Lucien Favre Paulo Fonseca e Kasper Hijulmand foram especulados.

Situação de Dean Smith foi piorando com o tempo

Em Outubro de 2018, o Aston Villa estava passando por sérias dificuldades na segunda divisão. Sua defesa era uma das piores da liga, e os torcedores diziam que era necessário marcar pelo menos três gols para vencer. No entanto, quando Dean Smith chegou, o time mudou de forma. Assim, conquistando uma sequência de dez vitórias seguidas, o técnico levou o time aos play-offs e subiu de divisão.

Além disso, Dean Smith conseguiu manter o time na Premier League após vencer o Arsenal no final da temporada, conquistando os pontos necessários para a sobrevivência. Todavia, na nota oficial do clube, Christian Purslow afirmou que, “depois de um bom começo na última temporada, nesse ano não vimos continuidade e melhora no desempenho, nos resultados e a posição na liga que nós queríamos. Por isso decidimos fazer a mudança agora”.

 

Dean Smith tem antiga relação com o Aston Villa

Assim, Dean Smith conseguiu realizar um sonho no comando do Aston Villa. Isso porque ele tem uma relação de longa data com o clube. Quando criança, Dean ajudava na parte externa do clube junto com seu pai. Desde pequeno, Smith era um dos villans. Já adulto, ele saiu do Brentford para auxiliar seu clube de infância, onde acabou construindo uma linda trajetória.

Com o Villa, ele conseguiu chegar à final da Carabao Cup 2019/20, perdendo para o Manchester City por 2 x 1. Além disso, ele comandou grandes feitos, como o acesso do Villa à primeira divisão e a goleada por 7 x 2 contra o Liverpool no Villa Park. Hoje, o Aston Villa sonha um projeto que era encabeçado por Dean Smith desde sua chegada. Portanto, por mais que sua saída fosse aguardada e pedida por muitos, é consenso entre a torcida que sua trajetória será lembrada com carinho. Afinal, se hoje o Villa sonha com grandes planos, é porque Dean Smith foi de grande ajuda.

Possíveis substitutos

Assim, como característica da gestão de Johan Lange, a tendência é que o Villa já tenha nos planos um nome para o cargo. No entanto, Lange é notável por ser discreto, rápido e certeiro em suas negociações. Portanto, nos últimos dias, alguns nomes surgiram entre os candidatos para o lugar de Dean Smith.

Entre os apontados pela imprensa inglesa, estavam Paulo Fonseca (ex-Porto, Braga, Shaktar Donetsk e Roma), Lucien Favre (ex-Borussia M'gladbach, FC Zurich, OG Nice e Borussia Dortmund) e Kasper Hijulmand, ex-técnico do Mainz e do Nordsjaelland, atual técnico da seleção da Dinamarca. Assim, nos próximos dias, o clube deve anunciar o novo comandante. Por fim, o técnico novo deve ter a pausa para a Data FIFA para fazer os primeiros ajustes na equipe.