As melhores contratações do Manchester City no século XXI

Os Citizens contrataram grandes jogadores nos últimos anos

0
656
Manchester City contratações
Adam Davy/Imago Images

O Manchester City é um dos grandes times ingleses do Século XXI. No período, a equipe, até o momento, conquistou quatro títulos da Premier League, todos na década de 2010. Em 2008, os Citizens foram adquiridos pelo sheik árabe Mansour bin Zayed Al Nahyan, e a partir daí teve condições de ir atrás de mais grandes jogadores. Hoje, a PL Brasil lista as melhores contratações do Manchester City neste século. Confira os nomes!

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • COMO ERA O MANCHESTER CITY ANTES DA GRANA?

As melhores contratações do Manchester City no século XXI

Kun Agüero

O maior jogador da história do Manchester City. Assim podemos caracterizar Sergio Agüero. Logo, o atacante argentino é uma das melhores contratações da história do clube e também da Premier League. Kun chegou ao Etihad Stadium na temporada 2011/2012, por aproximadamente 40 milhões de euros.

Já no seu primeiro ano nos Citizens, foi responsável por um dos maiores momentos da história do City: o gol decisivo contra o Queens Park Rangers na última rodada da PL, que garantiu a taça para os azuis de Manchester.

Leia mais: Manchester City 3×2 QPR: a epopeia com o gol histórico de Agüero

Agüero está na sua décima e última temporada como atleta do clube. O argentino e a equipe anunciaram que o contrato do atacante não terá renovação. Com Kun como protagonista, os Citizens mudaram de patamar na Inglaterra. O ídolo citizen terminará sua grande história como maior artilheiro da história da equipe e com mais de 13 títulos conquistados. Os 40 milhões de euros viraram detalhe frente ao que Kun se tornou para o City.

Agüero Manchester City
Michael Regan/Imago Images

Leia mais: Os melhores jogos de Sergio Agüero pelo Manchester City

Yaya Touré

Mais um dos grandes da história do Manchester City. Outro que marcou época na Premier League. Contratado junto ao Barcelona por 30 milhões de euros para a temporada 2010/2011, Yaya Touré foi jogador dos Citizens por oito anos.

Foram 316 partidas vestindo o número 42, com 79 gols marcados, 50 assistências e oito títulos: três Premier League, uma Copa da Inglaterra, uma Supercopa da Inglaterra e três Copas da Liga Inglesa. Um dos maiores ídolos do Manchester City e uma das grandes contratações já realizadas por um clube da Inglaterra.

Leia mais: Os 10 maiores ídolos da história do Manchester City

Kevin De Bruyne

A contratação mais cara da história do Manchester City também está nessa lista. Os 76 milhões de euros pagos pelos Citizens para o Wolfsburg em 2015 foram muito bem investidos. O camisa 17 da equipe chegou ao seu auge na Inglaterra e se mantém como um dos melhores jogadores do mundo.

Kevin De Bruyne possui uma incrível média de aproximadamente 0,66 participação em gol por partida com a camisa do Manchester City. Já são mais de 60 gols e 100 assistências em mais de 250 jogos pelos Citizens. Além de títulos de Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra.

De Bruyne
Ryan Browne/Imago Images

Leia mais: Montamos a seleção do Manchester City no século XXI

David Silva

O espanhol foi jogador do Manchester City por dez anos, de 2010 até 2020. O meia também foi fundamental para a mudança de patamar do clube. David Silva, campeão da Copa do Mundo com a Espanha em 2010, chegou aos Citizens do Valencia, pela bagatela de 28,75 milhões de euros. Foi uma temporada de muitas chegadas ao clube, como de Edin Dzeko, Mario Balotelli e James Milner, por exemplo.

No seu tempo de City, Silva conquistou 13 taças, marcando 77 gols e concedendo 141 assistências. O eterno camisa 21 dos Citizens foi treinado por Roberto Mancini, Manuel Pellegrini e Pep Guardiola, sendo figura importante e erguendo taças com os três treinadores.

Leia mais: Os 10 maiores espanhóis da era Premier League

Fernandinho

Se por parte da torcida brasileira não gosta de Fernandinho por momentos do meio-campista nas Copas do Mundo de 2014 e 2018, o brasileiro nutre adoração nos torcedores dos Citizens. E, é, sem dúvidas, uma das grandes contratações do Manchester City no século. O camisa 25 chegou ao clube em 2013, do Shakhtar Donetsk, pelo expressivo valor de 40 milhões de euros.

Com contrato até junho de 2021, o brasileiro se aproxima da marca de 350 jogos pelo City, com dez títulos oficiais pelo clube.

Fernandinho Manchester City
Matt West/Shutterstock

Leia mais: Jornalistas elegem os maiores brasileiros da era Premier League

Kompany

Não é nenhum absurdo afirmar que Vincent Kompany é o maior defensor da história do Manchester City. O zagueiro belga chegou aos Citizens do Hamburgo em 2008, por 8,5 milhões de euros. Mesmo tendo sofrido com lesões, Kompany atuou 360 vezes pelo City e conquistou 12 títulos. Foram 11 anos vestindo a camisa dos azuis de Manchester.

Entre tantos momentos marcantes, o defensor protagonizou um golaço inesperado: na temporada 2018/2019, com o City sendo perseguido pelo Liverpool, Kompany, de fora da área, acertou um raro chute contra o Leicester City, garantindo a vitória por 1 a 0. O triunfo garantiu a conquista daquela edição da PL pelos Citizens na sequência da competição.

Leia mais: Os 10 maiores jogadores belgas da história da Premier League

Pep Guardiola

O único treinador da lista. E merecidamente. Pep Guardiola é sim uma das principais contratações do Manchester City. Não apenas do Século XXI. Mas de toda sua história. Os Citizens anunciaram o técnico catalão em fevereiro de 2016. Pep iniciou seu trabalho na temporada 2016/2017. E assim como fez na Espanha e na Alemanha, o comandante também tem marcado época na Inglaterra.

Pelo City, já conquistou quase tudo. Falta somente a sonhada Uefa Champions League.

Pep Guardiola Manchester City
Moritz Müller/Imago Images