As melhores contratações do Chelsea neste século

Concordam com a lista ou faltou algum nome?

0
627
Michal Kamaryt Imago

O Chelsea é o clube que mais gastou com reforços no século XXI. Com um total de mais de 2,6 bilhões de euros investidos em mais de 400 transferências. Mas dentre esse número, você consegue definir quais foram as melhores contratações do Chelsea neste século? Bom, nós resolvemos arriscar e listamos alguns nomes que mais trouxeram alegria para os torcedores dos Blues.

As melhores contratações do Chelsea neste século

Petr Cech: o maior goleiro da história do Chelsea

É quase impossível falar da história recente do Chelsea sem citar Petr Cech. O goleiro foi contratado em 2004, por 7 milhões de libras e desde o inicio mostrou que o investimento valeria pena.

Logo na sua primeira temporada pelo clube bateu o recorde de menos gols sofridos em uma temporada da Premier League. Além da marca impressionante de 24 jogos sem sofrer gols. Suas defesas impressionantes ajudaram o time de José Mourinho a fazer história no campeonato inglês.

Entretanto, Cech ainda tinha mais a oferecer ao Chelsea e o fez em 2012, quando defendeu três cobranças de pênaltis na final da Champions League. O goleiro foi o grande herói da partida e concretizou o primeiro título da Liga dos Campeões dos Blues.

Sem sombra de dúvidas, Cech é uma das melhores contratações do Chelsea neste século e um dos maiores goleiros da história do clube e do futebol.

Didier Drogba: a lenda 

E por falar na primeira e única Champions conquistada pelo Blues; alguém se lembra de quem foi o gol que levou a equipe para a prorrogação? Aos 43 do segundo tempo, quando tudo parecia caminhar para a vitória do Bayern de Munique, Didier Drogba mudou a história da partida.

Leia mais: 5 jogos marcantes do Chelsea na Champions League 

Mas esse não foi o único gol marcante da lenda. Drogba chegou ao Blues em 2004, por um valor, que na na época era recorde para o clube, de aproximadamente 24 milhões de libras. Logo na sua primeira temporada, marcou um gol na final da Copa da Liga Inglesa. Dando início a um histórico impressionante de gols em partidas decisivas.

Ele fez gols em todas as finais que disputou na sua primeira passagem pelo clube. Se tornando o primeiro jogador a marcar em quatro finais diferentes da Copa da Inglaterra.

Entretanto, se tudo isso ainda não for o suficiente para te convencer que ele é uma das melhores contratações do Chelsea neste século, vale lembrar que com Drogba, os Blues conquistaram quatro Premier Leagues, além da Liga dos Campeões. Ademais, ele também foi o primeiro jogador africano a marcar 100 gols no Campeonato Inglês.

Ashley Cole: lateral insubstituível? 

Além de ser uma das maiores contratações do Chelsea neste século, essa também foi uma das mais polêmicas. Isso porque, Ashley Cole defendia o Arsenal, rival dos Blues, mas decidiu deixar o clube em 2006, após se irritar com uma oferta salarial baixa. Diante disso, ele optou por jogar no Chelsea, que ofereceu quase o dobro do valor.

Se no começo a torcida ficou com o pé atrás em confiar no lateral esquerdo por causa da fama de “mercenário”, isso logo mudou depois de verem o craque em campo. Firme e rápido no desarme, foi um dos melhores defensores que os torcedores do Blues já viram.

Mas não é só os fãs do Chelsea que pensam isso. Ashley foi uma pedra no sapato de muitos jogadores, entre eles, Cristiano Ronaldo. Durante uma entrevista, o jogador afirmou que o lateral esquerdo foi o defensor mais difícil que já enfrentou.

Com Cole em campo, o Chelsea conquistou quatro Copas da Inglaterra, um Campeonato Inglês, uma Copa da Liga Inglesa, uma SuperCopa, uma Liga Europa e uma Liga dos Campeões. Atualmente, mesmo após sete anos da sua saída do clube, muitos acreditam que até hoje o Chelsea não conseguiu um substituto a altura de Cole.

Cesar Azpilicueta: lateral esquerdo, direito ou zagueiro?

Por falar em lateral, não dá para discutir a posição sem citar Cesar Azpilicueta. O jogador foi contratado pelo Chelsea em 2012, por 7 milhões de libras. Desde então, mesmo com algumas inconsistências, o lateral-direito ganhou a posição e hoje, é o jogador, ainda em atuação, com mais jogos pelo Blues.

Considerado um defensor completo, Azpilicueta já foi improvisado no lado esquerdo e como zagueiro. Essa versatilidade do jogador foi, para muitos, o grande diferencial da equipe comandada por Antonio Conte, que deu o título da Premier League de 2016/2017 ao Chelsea.

Ao todo, Azpilicueta ajudou os Blues a conquistarem seis títulos, sendo eles: dois Campeonatos Ingleses, duas Liga Europa, uma Copa da Liga e uma Copa da Inglaterra. O posicionamento firme em campo também rendeu ao jogador a braçadeira de capitão do time.

Leia mais: O Chelsea de Tuchel e suas principais mudanças

Ainda hoje, entre idas e vindas de vários técnicos, ele permanece sendo um dos jogadores mais importantes do Chelsea.

Ramires: gol mais importante da carreira

A Champions conquistada pelo Chelsea foi marcante por diversos motivos, mas para um jogador em especial, ela foi ainda mais. Desde que chegou ao Blues, em 2010, contratado por 19 milhões de euros, Ramires se destacou em campo. Entretanto, a consagração do jogador veio em 2012.

Naquele ano, o camisa sete foi destaque em quase todos as partidas que atuou. Mas a mais marcante, foi, sem sobra de dúvidas, a semifinal da Liga dos Campeões disputada contra o Barcelona. Perdendo de 2 a 0, os Blues viram a situação piorar após John Terry ser expulso.

Foi então que Ramires apareceu e mudou o curso da partida. Ainda no primeiro tempo ele assinalou um verdadeiro golaço, que recolocou o Chelsea no caminho para a grande final. O tento rendeu o prêmio de gol mais bonito da premiação Futebol no Mundo.

Além disso, na mesma temporada, ao lado de Drogba, foi o responsável por derrotar o Liverpool e conquistar a Copa da Inglaterra. Desse modo, ele foi eleito pelos próprios companheiros de clube como o melhor jogador da temporada.

Além dos títulos já citados, com Ramires, os Blues também conquistaram uma Liga Europa, uma Copa da Liga e um Campeonato Inglês. Comprovando que o camisa sete foi uma das melhores contratações do Chelsea neste século.

Frank Lampard: melhor contratação do século ou da história do Chelsea?

Em meio a tantas grandes contratações do Chelsea neste século, o nome de Frank Lampard não poderia ficar de fora. O jogador chegou ao clube em 2001, contratado por 11 milhões de libras. Desde sua primeira temporada, os números de gols marcados e assistências já mostravam o que estava por vir.

Entretanto, somente em sua quarta temporada é que o jogador realmente começou a fazer história. Ele fez parte da equipe mágica do Chelsea de 2004/2005, que conquistou a Premier League depois de 50 anos. Na competição, Lampard marcou 13 gols e deu 16 assistências. O que o consagrou como melhor jogador da temporada.

Desde então, a média de gols e a sua importância para os Blues só aumentaram. Hoje, com quase 20 anos após sua contratação, ele ainda é o maior artilheiro da história do clube. Ao longo dos 13 anos em que vestiu a camisa do Chelsea, foram 211 gols, em 648 jogos.

Números que se converteram em títulos, 13 para ser exato e em quase todos, ele foi o grande protagonista. É difícil resumir o que foi Frank Lampard para os Blues, mas o fato é que ele não é somente uma das melhores contratações do Chelsea neste século, mas também uma das maiores da história do clube.

Eden Hazard: os números não mentem 

As estatísticas são constantemente utilizadas no mundo do futebol para justificar o rendimento dos times e seus jogadores. Por vezes, os números podem ser inimigos de um atleta, mas não no caso de Eden Hazard.

O jogador chegou ao Chelsea em 2012, por 32 milhões de libras. Desde então, foram 352 jogos, 110 gols marcados e 85 assistências. Em várias dessas partidas, Hazard teve participação decisiva. Como na temporada 2016/2017, quando conseguia ganhar jogos em apenas um lance e ajudou o clube a conquistar o Campeonato Inglês.

Mas sem dúvidas, a última temporada do jogador pelo Blues foi uma das mais marcantes, não só porque foi a despedida de um ídolo, mas também pelas atuações de Hazard. Ele teve participação decisiva na vitória contra o Arsenal, que deu o título da Liga Europa ao Chelsea.

Além disso, Hazard também foi essencial para que o time conquistasse uma vaga na Champions Legue 2019/2020. Se a intenção do jogador foi deixar um gosto de quero mais nos torcedores, deu certo. Existem rumores de o clube teria interesse em recontratar o jogador, junto ao Real Madrid. Sua transferência para o clube espanhol foi de 160 milhões de euros, a quarta maior do futebol.

Com características de velocidade e sua habilidade para os dribles, o jogador conquistou a torcida e se tornou um ídolo do Blues. E hoje, ele é, sem dúvidas, uma das maiores contratações do Chelsea neste século.

Maiores ou melhores contratações do Chelsea neste século ?

Nem sempre aquela grande contratação, com alto investimento se converte em números positivos para o clube. Como foi o caso de Fernando Torres. Na temporada 2010/2011, ele chegou ao Chelsea por 58,5 milhões de libras. Na ocasião, ultrapassou o recorde de transferências de clubes ingleses.

Entretanto, o jogador não conseguiu honrar o alto investimento. Apesar de ter ajudado o clube a conquistar a Champions League e uma Europa League, Torres decepcionou mais do que agradou.

Outro nome que também decepcionou foi Kepa Arrizabalaga. Ele foi o goleiro mais caro da história do futebol mundial. Contratado pelo Chelsea por 80 milhões de euros. Porém, após inúmeras falhas, Kepa se tornou uma piada para o público, uma decepção para os torcedores dos Blues e um problema para o Chelsea.