De Caicedo a Lukaku: As 8 melhores contratações do ‘diretor dos sonhos’ do Manchester United

6 minutos de leitura

O Manchester United está disposto a mudar sua estrutura de futebol com gestão de Sir Jim Ratcliffe. Por isso, a equipe está ansiosa para contratar Dan Ashworth, atualmente no Newcastle. O clube definiu o profissional como alvo principal e pode realizar uma proposta para tirá-lo do St. James' Park em breve.

Dan Ashworth acumula uma experiência de quase 17 anos como diretor esportivo principal que atraiu os olhares do Manchester United. Ele começou em 2007, no West Browmich, depois de certa experiência no Peterborough United. Passou pela Federação Inglesa (FA) e em 2019 desembarcou no Brighton, onde se notabilizou por contratações baratas e que se provaram grandes acertos com o passar do tempo. No Newcastle desde 2022, vem repetindo o bom trabalho.

As 8 melhores contratação de Dan Ashworth, alvo do Manchester United

Romelu Lukaku (West Bromwich)

Antes de se tornar um goleador de elite do futebol europeu, Romelu Lukaku viveu um momento de desenvolvimento na Premier League. Para isso, o West Browmich foi muito importante. Dan Ashworth foi o responsável por contratar o belga por empréstimo junto ao Chelsea, em 2012/13, com apenas 19 anos. Ele fez 17 gols em 38 partidas e ajudou o time a fazer uma brilhante campanha que terminou na oitava posição.

Leandro Trossard (Brighton)

Hoje no Arsenal, Trossard chegou ao futebol inglês pelo Brighton de Dan Ashworth. Após passagens por diferentes clubes na Bélgica, o ponta desembarcou no time azul e branco por 15 milhões de euros. Depois de 121 jogos, 25 gols e 14 assistências, o atacante foi contratado pelo Arsenal em 2023, por 24 milhões de euros.

Kaouru Mitoma (Brighton)

O japonês foi um grande achado da equipe de scout do Brighton. O que mais chama a atenção nesse caso foi o valor pago pelos ingleses para ter Mitoma: apenas 2,7 milhões de libras. O atacante ainda foi emprestado ao Union St. Gilloise da Bélgica e hoje é um dos principais jogadores do time, atraindo olhares de gigantes como Barcelona e Manchester City.

Mitoma comemorando gol pelo Brighton (Foto: Icon Sport)

Anthony Gordon (Newcastle)

No Newcastle, os reforços não foram tão baratos quanto no Brighton, o que pode ser encarado com normalidade pelos contextos dos dois clubes. Contudo, o perfil de Dan Ashoworth foi mantido. O alvo do Manchester United seguiu de olho em jovens valores e foi nesse ritmo que contratou Anthony Gordon, do Everton, por 40 milhões de libras (R$ 235 milhões), em janeiro do ano passado.

Anthony Gordon pelo Newcastle (Foto: Icon sport)

Alexander Isak (Newcastle)

Assim como Gordon, Isak não foi barato, mas vem fazendo valer o investimento realizado. O Newcastle pagou 60 milhões de libras à Real Sociedad pelo atacante. O desempenho até o momento agrada. Foram 24 gols em 52 jogos e a certeza de que o clube terá um atacante de elite por muitos anos.

Isak comemorando gol pelo Newcastle (Foto: Icon Sport)

Nick Pope (Newcastle)

Para contratar Pope, Dan Ashworth mudou o roteiro e apostou em um nome já consolidado e que daria segurança ao Newcastle no gol de forma imediata. Mais do que isso, o goleiro custou pouco, somente 10 milhões de libras. Ótima alternativa encontrada pelo dirigente na mira do Manchester United.

Pope no Newcastle (Foto: Icon Sport)

Alexis Mac Allister (Brighton)

Mac Allister foi mais um talento pinçado por Dan Ashworth na América do Sul. O Brighton contratou o meio-campista por apenas 8 milhões de euros junto ao Argentinos Jrs. Mas só comprá-lo não foi o único ato de sabedoria da direção do clube no negócio.

A equipe emprestou Mac Allister ao Argentinos Jrs. e, posteriormente, ao Boca Juniors, para que ele se desenvolvesse mais. Quando chegou à Premier League, se firmou e assumiu com personalidade a camisa 10 do Brighton. Foi vendido ao Liverpool por 42 milhões de euros.

Moisés Caicedo (Brighton)

Quando o assunto é custo-benefício, Moisés Caicedo surge como um dos casos de maiores sucesso da história do futebol. Dan Ashworth e sua equipe buscaram o volante no Independiente Del Valle por apenas 5 milhões de euros, em 2021, aos 19 anos. Apenas dois anos depois, o equatoriano foi negociado com o Chelsea por 133 milhões de euros (cerca de R$ 719 milhões na atual da época), a maior transferência da história da Premier League.

moises caicedo brighton
Moises Caicedo foi descoberto pelo scout do Brighton (Foto: Icon Sport()
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.