Inglaterra e Brasil protagonizam um dos maiores clássicos entre seleções do futebol mundial. Trata-se de um confronto entre o país onde nasceu o esporte e a lugar que o aperfeiçoou com a grande qualidade de seus jogadores e, claro, os cinco títulos mundiais — única seleção a atingir tal feito.
Raio-x de Inglaterra x Brasil
- 26 jogos
- 11 vitórias do Brasil
- 11 empates
- 4 vitórias da Inglaterra
- 34 gols marcados pelo Brasil
- 23 gols marcados pela Inglaterra
Em 26 jogos, 57 gols foram marcados, dando uma média de dois gols por partida. Existem 11 principais responsáveis por essa quantidade de tentos e a PL Brasil mostra os maiores artilheiros do confronto entre Inglaterra x Brasil. Todos estufaram as redes duas vezes. Confira:
Colin Grainger – 2 gols
O primeiro amistoso entre Brasil e Inglaterra aconteceu em 9 de maio de 1956, em Wembley. A equipe canarinho ainda não havia conquistado nenhum título mundial e estava em transição, com jogadores remanescentes da Copa do Mundo de 1954. A equipe inglesa, por sua vez, fazia uma mescla de atletas veteranos com novatos e tinha Stanley Matthews, considerado por muitos o maior jogador inglês da história, com 41 anos, em seu elenco.
Em uma atuação de gala, a Inglaterra superou o Brasil por 4 a 2, com Matthews participando dos quatro gols do time inglês e infernizando a vida de Nilton Santos. Os ingleses ainda desperdiçaram duas cobranças de pênalti.
Colin Granger marcou dois gols naquele jogo que foi sua estreia pela Inglaterra. Além de atacante e ídolo do Sheffield United, ele era cantor e chegou a ter contrato com a gravadora HMV.
Tommy Taylor – 2 gols
O então atacante do Manchester United foi o autor dos outros dois gols da Inglaterra no amistoso de 1956. Ele foi um dos oito jogadores que faleceram em virtude do desastre aéreo de Munique.
— Nós nunca saberemos o quão boa a seleção inglesa teria se tornado por causa do desastre. Nós fomos superiores ao Brasil em todas as áreas naquele dia. Existia uma boa mescla de experiência e juventude – todos os sinais de uma nova era no futebol inglês. Mas Munique nos pregou uma peça. O time da Inglaterra na Copa do Mundo da Suécia não era tão bom como a equipe de 1956 — disse Colin Granger ao “Independent” em 2013.
Michael Owen – 2 gols
O ídolo do Liverpool e do Manchester United enfrentou o Brasil três vezes. Na primeira, em 27 de maio de 2000, abriu o placar num amistoso para 74 mil pessoas em Wembley, mas França empatou.
Depois, na Copa do Mundo de 2002, Owen novamente abriu o placar contra o Brasil nas quartas de final para mais de 47 mil torcedores no Shizuoka Stadium Ecopa, no Japão. Mas Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho viraram a partida.
A última vez que Owen enfrentou o Brasil foi em um amistoso para mais de 88 mil pessoas no Wembley. Dessa vez, o atacante não marcou. Quem abriu o placar foi John Terry e Diego Ribas saiu do banco e empatou.
Julinho Botelho – 2 gols
Julinho Botelho marcou nos dois jogos que fez contra a Inglaterra. O primeiro deles foi na primeira partida da seleção brasileira no Maracanã após a conquista da Copa do Mundo de 1958, em maio de 1959. O ídolo da Portuguesa e do Palmeiras foi a surpresa da escalação de Vicente Feola. Ele entrou no lugar de Garrincha e foi vaiado pelo público que lotou o estádio no Rio de Janeiro. Mais de 117 mil pessoas foram assistir à partida.
Julinho não se abalou com as vaias e fez uma grande exibição, abrindo o placar logo aos sete minutos de jogo. Henrique Frade marcou o segundo da vitória brasileira sobre a Inglaterra.
Em maio de 1964, pela Taça das Nações, 77 mil pessoas no Maracanã viram o Brasil massacrar a Inglaterra por 5 a 1. Além de Julinho Botelho, Rinaldo (duas vezes), Pelé e Roberto Dias marcaram para a seleção brasileira e Greaves descontou para os ingleses.
Rinaldo – 2 gols
Os dois gols de Rinaldo contra a Inglaterra foram justamente na goleada por 5 a 1 em 1964. Também foi a única vez que o ídolo do Palmeiras enfrentou a seleção inglesa. O Brasil terminou a competição na segunda posição, com quatro pontos, e a Argentina terminou campeã do torneio, com seis. Portugal e Inglaterra terminaram em terceiro e quarto, respectivamente, com um ponto para cada um.
Garrincha – 2 gols
A Copa do Mundo de 1962 foi conquistada pelo Brasil muito graças ao Anjo das Pernas Tortas. A Inglaterra surgiu no caminho do Brasil durante as quartas de final e acabou derrotada por 3 a 1 no Estádio Sausalito, no Chile, com 17.736 pagantes. Garrincha marcou dois gols na única vez que enfrentou os ingleses e Vavá também estufou as redes. Hitchens fez o único tento inglês.
Jairzinho – 2 gols
Jairzinho marcou dois gols determinantes nas duas vezes em que enfrentou a Inglaterra. A primeira em um amistoso jogado em 1969 para 135 mil pessoas no Maracanã. Collin Bell abriu o placar, Tostão empatou e nos minutos finais Jairzinho virou a partida.
No ano seguinte, Jairzinho marcou o gol da vitória brasileira Estádio Jalisco, no México, na fase de grupos da Copa do Mundo de 1970, vencida pelo Brasil.
Fred – 2 gols
Fred marcou nos dois jogos que fez com a Inglaterra. O primeiro na reestreia de Felipão no comando da seleção brasileira, em fevereiro de 2013, num amistoso em Wembley. Wayne Rooney abriu o placar, Fred empatou e Frank Lampard marcou o gol da vitória inglesa.
A segunda vez que Fred jogou contra os ingleses foi em um amistoso para 66 mil torcedores no Maracanã em junho de 2013. O então camisa 9 da seleção brasileira abriu o placar logo com apenas 12 minutos de jogo. Aos 21′, Alexander Oxlade-Chamberlain empatou e Wayne Rooney virou ainda no primeiro tempo. Paulinho marcou o gol do empate.
Wayne Rooney – 2 gols
Rooney marcou seus dois gols contra o Brasil em 2013, mas também enfrentou a seleção brasileira em 2009, passando em branco na partida.
Gary Lineker – 2 gols
No dia 19 de maio de 1987, a seleção brasileira empatou em 1 a 1 com a Inglaterra em Wembley, em Londres. O jogo foi válido pela Copa Stanley Rous e contou com a presença de 92 mil torcedores. Gary Lineker abriu o placar para os donos da casa e, no minuto seguinte, Mirandinha empatou para o Brasil.
Em mais um amistoso no Wembley, em março de 1990, Gary Lineker marcou o gol da vitória sobre o Brasil. Dois anos mais tarde, ele poderia se tornar, de forma isolada, o maior artilheiro do confronto, mas acabou desperdiçando um pênalti num amistoso em Londres.
David Platt – 2 gols
Num amistoso para mais de 53 mil pessoas no Wembley em maio de 1992, Bebeto abriu o placar, mas David Platt empatou. Charles “Guerreiro” perdeu um gol feito em um lance histórico naquela partida.
No ano seguinte, no RFK Stadium, em Washington, nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil voltaram a empatar em 1 a 1 pela US Cup. David Platt e Márcio Santos marcaram os gols da partida.