Uma das principais marcas de Erik Ten Hag desde a sua chegada no Manchester United em 2022 é a imposição de disciplina e a alta exigência sobre os atletas não apenas nos treinos, mas no comportamento no dia a dia.
Em uma entrevista ao “High Performance Podcast”, programa de entrevistas com profissionais de alta performance em diversas áreas, o meio-campista Scott McTominay revelou duas rígidas regras implementadas pelo treinador holandês.
As duas regras rígidas implementadas por Ten Hag no United
Vice-artilheiro da temporada com seis gols, McTominay reforçou os “padrões elevados” exigidos por Ten Hag na entrevista. Mas ele passou longe de reclamar: o camisa 39 elogiou o professor, dizendo essa é a forma correta de agir quando se joga “em um clube como o Manchester United”.
— O técnico é muito exigente e tem tantos padrões elevados que todo o time deve cumprir, o que considero brilhante. Acho que deveria ser assim, especialmente quando você joga em um clube como o Manchester United. Todos temos que agir em conformidade e ser profissionais em tudo o que fazemos.
McTominay revelou que Ten Hag é um grande defensor da pontualidade e que pede aos jogadores para usarem os mesmos uniformes e agasalhos sempre, para que todos se vistam da mesma forma.
— Ele é incrível na pontualidade, incrível em fazer com que todos pareçam iguais, vestindo os mesmos agasalhos e roupas. Tudo isso contribui para uma boa equipe, para que ninguém tenha um ego grande, para que todos estejam juntos e avancem da maneira certa.
“Não podemos levar para o lado pessoal”
O Manchester United tem vivido um 2023/24 instável, especialmente por causa do número de lesões desde o começo da temporada. Isso levou Ten Hag a não manter um time 100% titular, o que poderia incomodar alguns jogadores deixados no banco por várias rodadas.
Na visão de McTominay, os jogadores não podem levar as escolhas do técnico para o lado pessoal, algo que ele assume já ter feito em certos momentos.
Ele citou a partida contra o Brentford, na oitava rodada da Premier League, como um sinal da sua mudança de pensamento sobre isso. O escocês estava no banco, assim como no jogo anterior, mas entrou nos minutos finais e garantiu a virada dos Red Devils por 2 a 1.
— Sempre que você não está jogando, você não pode levar isso para o lado pessoal e talvez em alguns momentos eu tenha feito isso. Pode ser desafiador, mas você precisa estar ciente do grupo em que faz parte e de que os outros sentem o mesmo. Não se trata apenas de você e todo mundo quer jogar, então quando você tiver essa oportunidade, você precisa aproveitá-la, que é o que eu estava pensando no jogo contra o Brentford.
McTominay é o vice-artilheiro do United na atual temporada, com seis gols marcados em 24 jogos.
— Você sempre tem que provar seu valor no clube, senão eles vão sair e buscar alguém que seja melhor. Você tem que provar que pode ajudar a equipe e tem que provar seu valor em cada treino.