A Premier League abriu muito espaço para a internacionalização do futebol inglês. Muitos estrangeiros dos seis continentes passaram a fazer parte da liga, ajudando a transformá-la na grande potência que é hoje. A PL Brasil decidiu compilar o maior artilheiro da Premier League por continente. Quem você acha que está na lista? Confira abaixo!
Observação: para a contagem, foram considerados o continente em que os países estão localizados, não necessariamente fazendo parte da confederação de futebol local. Portanto, a Austrália – que é filiada à Confederação Asiática de Futebol – é contabilizada na Oceania e Israel, que é filiada à Uefa, é contabilizada na Ásia.
O maior artilheiro de cada continente da Premier League
Europa – Alan Shearer
Obviamente, o maior artilheiro do continente europeu teria que ser da Inglaterra. Alan Shearer é uma lenda na Premier League, tendo marcado o impressionante número de 260 gols no campeonato, 60 a mais que Wayne Rooney, o segundo colocado na lista.
Passando por Southampton, Blackburn e Newcastle, Shearer conquistou o campeonato Inglês em 1994/1995, quando atingiu o recorde de 34 gols na temporada.
América do Sul – Sergio Agüero
Kun Agüero já pode ser considerado um dos maiores ídolos da história do Manchester City. Além de ter marcado o histórico gol nos acréscimos para dar o título da temporada 2011/2012, o argentino é o maior artilheiro da história do clube.
Pensando nos jogadores sul-americanos, o segundo na lista também é argentino: Carlos Tevez, com 84 gols.
América Central – Dwight Yorke
Quem acompanhava a Premier League nos anos 1990 se maravilhava com os gols de Dwight Yorke. O jogador de Trinidad e Tobago brilhou com a camisa do Aston Villa, clube no qual disputou nove temporadas, antes de ser transferido para o Manchester United de Ferguson. Com os Red Devils, foi tricampeão da Premier League e campeão da Champions League. Yorke era um atacante letal, e prova disso são seus 123 gols marcados, colocando-o como o 16º maior artilheiro da história do torneio inglês.
O próximo nome do continente é o jamaicano Jason Euell, que atuou por clubes como AFC Wimbledon, Middlesbrough e Southampton. No total, Euell anotou 56 gols.
Leia mais: Os 10 brasileiros de maior sucesso da história do futebol inglês
África – Didier Drogba
O continente africano já cedeu muitos craques para a Premier League. Na lista dos 30 maiores artilheiros, três estão presentes. O principal é Didier Drogba, ídolo do Chelsea, com 104 gols. Drogba teve duas passagens pelos blues, uma de 2004 a 2012, culminando no título da Champions League, e outra entre 2014 e 2015.
Logo depois de Drogba temos o togolês Emmanuel Adebayor, que atuou em Arsenal, Manchester City, Tottenham e Crystal Palace, com 97 gols. Bem atrás, com 95 gols, está Yakubu Aiyebgeni – ou apenas Yakubu -, nigeriano com passagens em clubes como Everton e Portsmouth.
Oceania – Mark Viduka
Os australianos fizeram impacto na Premier League durante os anos 2000. Mark Viduka, com passagens bem-sucedidas em Leeds e Middlesbrough e mais um período no Newcastle, destacou-se com 92 gols na Premier League em sua carreira.
Na sequência, chegam Harry Kewell e Tim Cahill, com 57 e 56 gols cada. Kewell chegou a atuar ao lado de Viduka no Leeds United antes de ir para o Liverpool, quando foi campeão da Champions League. Tim Cahill, por sua vez, teve boas passagens por Milwall e Everton.
América do Norte – Clint Dempsey
Considerado um dos principais jogadores da história do futebol dos Estados Unidos, Clint Dempsey deixou sua marca na Premier League. Disputou cinco temporadas pelo Fulham e mais uma pelo Tottenham, e fez 57 gols nesse período. Em 2010/2011 e 2011/2012, o americano foi o artilheiro da temporada do Fulham.
Na sequência, vem Javier “Chicharito” Hernandez, hoje no West Ham. Somados os gols nessa temporada com os de sua passagem pelo Manchester United, o mexicano balançou as redes 40 vezes na Inglaterra.
Ásia – Heung-Min Son
⚽ @BBCMOTD Goal of the Season…
Who else?! 🔥#THFC ⚪️ #COYS pic.twitter.com/gYh5DDBl6Q
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) July 28, 2020
O sul-coreano tomou a vaga do então maior artilheiro do continente asiático Yossi Benayoun, que anotou 31 gols na Premier League. O astro do Tottenham vive sua melhor fase na carreira e pode se isolar ainda mais na liderança.
São mais de 50 gols na elite do futebol inglês.