O maior artilheiro de cada continente na Premier League

3 minutos de leitura

A Premier League abriu muito espaço para a internacionalização do futebol inglês. Muitos estrangeiros dos seis continentes passaram a fazer parte da liga, ajudando a transformá-la na grande potência que é hoje. A PL Brasil decidiu compilar o maior artilheiro da Premier League por continente. Quem você acha que está na lista? Confira abaixo!

Observação: para a contagem, foram considerados o continente em que os países estão localizados, não necessariamente fazendo parte da confederação de futebol local. Portanto, a Austrália – que é filiada à Confederação Asiática de Futebol – é contabilizada na Oceania e Israel, que é filiada à Uefa, é contabilizada na Ásia.

O maior artilheiro de cada continente da Premier League

Europa – Alan Shearer

Obviamente, o maior artilheiro do continente europeu teria que ser da Inglaterra. Alan Shearer é uma lenda na Premier League, tendo marcado o impressionante número de 260 gols no campeonato, 60 a mais que Wayne Rooney, o segundo colocado na lista.

Passando por Southampton, Blackburn e Newcastle, Shearer conquistou o campeonato Inglês em 1994/1995, quando atingiu o recorde de 34 gols na temporada.

América do Sul – Sergio Agüero

Kun Agüero já pode ser considerado um dos maiores ídolos da história do Manchester City. Além de ter marcado o histórico gol nos acréscimos para dar o título da temporada 2011/2012, o argentino é o maior artilheiro da história do clube.  

Pensando nos jogadores sul-americanos, o segundo na lista também é argentino: Carlos Tevez, com 84 gols. 

América Central – Dwight Yorke 

Quem acompanhava a Premier League nos anos 1990 se maravilhava com os gols de Dwight Yorke. O jogador de Trinidad e Tobago brilhou com a camisa do Aston Villa, clube no qual disputou nove temporadas, antes de ser transferido para o Manchester United de Ferguson. Com os Red Devils, foi tricampeão da Premier League e campeão da Champions League. Yorke era um atacante letal, e prova disso são seus 123 gols marcados, colocando-o como o 16º maior artilheiro da história do torneio inglês.

O próximo nome do continente é o jamaicano Jason Euell, que atuou por clubes como AFC Wimbledon, Middlesbrough e Southampton. No total, Euell anotou 56 gols.

Leia mais: Os 10 brasileiros de maior sucesso da história do futebol inglês

África – Didier Drogba 

O continente africano já cedeu muitos craques para a Premier League. Na lista dos 30 maiores artilheiros, três estão presentes. O principal é Didier Drogba, ídolo do Chelsea, com 104 gols. Drogba teve duas passagens pelos blues, uma de 2004 a 2012, culminando no título da Champions League, e outra entre 2014 e 2015.

Logo depois de Drogba temos o togolês Emmanuel Adebayor, que atuou em Arsenal, Manchester City, Tottenham e Crystal Palace, com 97 gols. Bem atrás, com 95 gols, está Yakubu Aiyebgeni – ou apenas Yakubu -, nigeriano com passagens em clubes como Everton e Portsmouth.

Oceania – Mark Viduka

Os australianos fizeram impacto na Premier League durante os anos 2000. Mark Viduka, com passagens bem-sucedidas em Leeds e Middlesbrough e mais um período no Newcastle, destacou-se com 92 gols na Premier League em sua carreira.

Na sequência, chegam Harry Kewell e Tim Cahill, com 57 e 56 gols cada. Kewell chegou a atuar ao lado de Viduka no Leeds United antes de ir para o Liverpool, quando foi campeão da Champions League. Tim Cahill, por sua vez, teve boas passagens por Milwall e Everton.

América do Norte – Clint Dempsey 

Considerado um dos principais jogadores da história do futebol dos Estados Unidos, Clint Dempsey deixou sua marca na Premier League. Disputou cinco temporadas pelo Fulham e mais uma pelo Tottenham, e fez 57 gols nesse período. Em 2010/2011 e 2011/2012, o americano foi o artilheiro da temporada do Fulham.

Na sequência, vem Javier “Chicharito” Hernandez, hoje no West Ham. Somados os gols nessa temporada com os de sua passagem pelo Manchester United, o mexicano balançou as redes 40 vezes na Inglaterra.

Ásia – Heung-Min Son

O sul-coreano tomou a vaga do então maior artilheiro do continente asiático Yossi Benayoun, que anotou 31 gols na Premier League. O astro do Tottenham vive sua melhor fase na carreira e pode se isolar ainda mais na liderança.

São mais de 50 gols na elite do futebol inglês.

André Magalhães
André Magalhães

Jornalista formado pela UNESP. Criei uma simpatia pelo Arsenal ao ler o livro “Febre de Bola”, de Nick Hornby, que depois transformou-se em torcida.