Arthur – Mercado de transferências, rumores e estatísticas

Arthur – Mercado de transferências, rumores e estatísticas
Foto: Divulgação/Juventus


Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo, ou apenas Arthur, é um jogador de futebol brasileiro que atualmente defende a Juventus. A saber, o atleta nasceu no dia 12 de agosto de 1996 em Goiânia. Sua vida nos gramados do futebol começou com apenas quatro anos.

Arthur – Início de carreira

Em 2001, quando tinha apenas quatro anos, Arthur foi matriculado pelo seu pai na escolinha de futebol. Após uma partida em que se destacou contra a base do Goiás, o Esmeraldino convidou o atleta a fazer parte do clube. Nesse sentido, o jogador aceitou e passou a defender o alviverde.

Entre 2008 e 2010 continuou na base do clube de seu estado natal. Porém, o Grêmio se interessou em contar com o jogador de 14 anos de idade. Com isso, Arthur passou a defender o Tricolor Gaúcho.

Pelas categorias de base do Grêmio, se destacou em todas as categorias e disputou competições pela Seleção Brasileira. Assim, ficou em 3º no Sul-Americano Sub-17 e disputou a Copa do Mundo da mesma categoria. Por fim, foi campeão gaúcho no Sub-20, com 18 anos.

Trajetória, conquistas e highlights de Arthur

Após se destacar na Copinha, o técnico Felipão pediu a promoção de Arthur ao profissional. Nesse sentido, estreou em fevereiro de 2015 pela equipe principal do Grêmio pelo Campeonato Gaúcho.

Com o passar do tempo, foi se destacando no meio de campo do time gaúcho e chamando a atenção de clubes do exterior. Nesse sentido, conseguiu sair ileso de algumas sondagens no mercado da bola.

Com a camisa tricolor, o meia disputou 70 jogos e marcou seis gols. Além disso, contribuiu com mais quatro assistências.

A saber, Arthur ganhou a Copa do Brasil, em 2016, a Libertadores, em 2017, a Recopa e o Campeonato Gaúcho, ambos em 2018. Com todos esses títulos, muitos rumores rodearam o atleta e a saída dele no mercado de transferências foi inevitável.

Transferências e mercado da bola de Arthur

Com os bons números e títulos, Arthur foi negociado com o Barcelona, que desembolsou 31 milhões de euros para ter o atleta no mercado de transferências de 2018/19. Dessa forma, a expectativa era de que fosse um substituto de Iniesta, que havia deixado o clube catalão.

Em sua passagem, teve muitos jogos, se destacou e ficou pouco tempo na Espanha. Dessa forma, foram 72 jogos, com quatro gols e seis assistências. Além disso, venceu a Supercopa da Espanha, em 2018, e a LaLiga, em 2018/19.

Após se destacar na Espanha, mais rumores surgiram no mercado da bola e o brasileiro deixou o clube catalão duas temporadas depois de seu anúncio. Nesse sentido, o Barcelona teve um bom lucro na venda do atleta.

Juventus

No mercado de transferências de 2020/21, a Juventus efetivou a compra do meio-campista. Nesse sentido, a Velha Senhora pagou 76 milhões de euros para ter Arthur em seu plantel.

Entretanto, o valor foi muito questionado por torcedores e imprensa local, visto que não conseguiu desenvolver o mesmo futebol da época de Barcelona e Grêmio. Com isso, teve seu nome vinculado a outros clubes no mercado da bola, mas nada se concretizou.

Foram 63 jogos com a camisa da Juventus e marcou apenas um gol. Além disso, deu uma assistência para seus companheiros. Foi campeão da Supercopa da Itália e da Copa da Itália.

Com esse período abaixo do esperado, desvalorizou no valor de mercado. A saber, segundo o TransfermarktArthur chegou à Juventus valendo 56 milhões de euros e, no momento, tem um valor de 18 milhões. Além disso, existem rumores de que o atleta possa sair no atual mercado da bola.

Seleção Brasileira

Além da vida nos clubes, Arthur foi frequentemente convocado para a Seleção Brasileira e pode estar presente na Copa do Mundo do Catar, em novembro de 2022. Além disso, marcou presença no título da Copa América, em 2019. Pela Seleção Brasileira, foram 22 jogos e um gol marcado.