Troféu, ampla vantagem…: Os números de Arteta e Klopp no clássico Arsenal x Liverpool

4 minutos de leitura

O Liverpool viaja para enfrentar o Arsenal em um confronto que pode ser decisivo para a briga pelo título da Premier League. Mas além do confronto entre as duas equipes, a partida também marca o último duelo entre os técnicos Mikel Arteta e Jurgen Klopp.

Desde que chegaram as suas respectivas equipes, os dois treinadores iniciaram uma reformulação no clube, elevaram o patamar e assumiram o protagonismo no futebol inglês nas últimas temporadas.

Arsenal e Liverpool se enfrenta neste domingo (4), às 13h30 (horário de Brasília), pela 23ª rodada da Premier League. Recentemente, Klopp anunciou que irá deixar os Reds no final da temporada e a partida no Emirates Stadium pode marcar o último confronto contra Arteta.

Klopp leva ampla vantagem em duelo contra Arteta

Arteta chegou ao comando técnico do Arsenal em 2019. Desde então, enfrentou o Liverpool em 13 oportunidades. Mas Klopp tem uma ampla vantagem no confronto, seja em número de vitórias ou em gols marcados.

O primeiro confronto foi realizado em julho de 2020, pela 36ª rodada da Premier League 2019/2020. O jogo foi realizado no Emirates Stadium e terminou em 2 a 1 para os Gunners, com gols de Lacazette e Nelson, enquanto Mané balançou as redes para os Reds.

Depois do primeiro encontro, o alemão construiu uma ótima vantagem no duelo. O alemão levou a melhor em seis oportunidades, além de conseguir uma sequência de oito jogos de invencibilidade contra o espanhol.

  • 6 vitórias de Klopp
  • 2 vitórias de Arteta
  • 5 empates

O número de vitórias não é o único fator que Klopp leva vantagem. Desde 2020, o Liverpool conta com número elevado de gols marcados, enquanto o Arsenal encontra dificuldades para balançar as redes.

  • 23 gols do Liverpool
  • 10 gols do Arsenal

Como foi o último confronto entre Klopp x Arteta

Alguns pontos no confronto chamam a atenção em favor de Arteta. As duas únicas vitórias contra o Liverpool de Klopp foram em jogos realizados no Emirates Stadium. Além disso, levou a melhor nas duas disputas de pênaltis, a primeira pela Community Shield 2020 e a segunda nas quartas de final da Carabao Cup em 2020/2021, ambos por 5 a 4.

Entretanto, o treinador dos Reds não perde para o Arsenal há três jogos e conseguiu um bom resultado contra os Gunners no último encontro contra a equipe, realizado no Emirates Stadium.

O Liverpool eliminou os Gunners ao vencer por 2 a 0 na terceira rodada da FA Cup, realizada no dia 7 de janeiro de 2024. Kiwior (contra) e Luis Díaz foram os autores dos gols.

A partida deste domingo (4) pode ser fundamental para os treinadores. Além de marcar outro capítulo do confronto entre os treinadores, será um duelo direto pelo título inglês. O Liverpool lidera a Premier League com 51 pontos, enquanto o Arsenal está em terceiro lugar com 46, podendo deixar a diferença em apenas dois pontos.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.