Mikel Arteta corre o risco de perder o último jogo do Arsenal na temporada da Premier League. O treinador dos Gunners pode ficar de fora da partida contra o Everton: está perto de ser suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.
A equipe londrina precisa vencer seus dois últimos jogos para ter chances de conquistar o título. Antes de enfrentar os Toffees, no próximo dia 19, o Arsenal visita o Manchester United. Se o espanhol receber um único cartão, estará de fora da última rodada.
A reta final do Arsenal
Com apenas um ponto de vantagem sobre o Manchester City e um jogo a menos para o rival, o time do Emirates Stadium não depende só de si mesmo. Os Gunners devem torcer por tropeços do City em seus últimos três jogos, contra Fulham, Tottenham e West Ham.

Enquanto o time de Guardiola tem que tropeçar, os londrinos têm de vencer. Um treinador que fala, gesticula e reclama durante as partidas, o comandante dos Gunners está pendurado com cinco cartões amarelos e, se for advertido contra o United neste domingo (12), terá que cumprir suspensão no último jogo da temporada.
Esse cenário já ocorreu antes na temporada. Em dezembro, quando o técnico foi suspenso após três cartões amarelos, o time londrino perdeu por 1 a 0 para o Aston Villa no jogo em que cumpriu suspensão.
Desde então, ele recebeu mais dois cartões amarelos, contra Brighton e Chelsea. Esse comportamento o consolidou com o pior registro disciplinar entre os treinadores da Premier League nesta temporada.
Arteta tem medo da suspensão?
Apesar do risco de perder a decisão do campeonato, o treinador se mostrou tranquilo em relação aos cartões amarelos. Um personagem efusivo e vibrante, já justificou que é difícil se conter.
— Não pude me conter e tive que sair da área técnica. Não tinha noção espacial. Foi pura emoção. Se isso é um amarelo, tudo bem — disse o treinador após sua última suspensão.

No entanto, isso pode ter um preço alto no último dia da temporada, caso ele se deixe levar pelo calor do momento no jogo contra o Manchester United. Se Arteta for suspenso, seu assistente Albert Stuivenberg assumirá o comando da equipe.
Os cartões amarelos de Arteta na temporada:
- Manchester City (Community Shield) – empate, título nos pênaltis
- Fulham (Premier League) – empate
- Chelsea (Premier League) – empate
- Luton Town (Premier League) – vitória
- Brighton (Premier League) – vitória
- Porto (Champions League) – vitória
- Chelsea (Premier League) – vitória