Arteta lamenta segundo vice da Premier League: ‘Eu sou um vencedor’

5 minutos de leitura

Em duas temporadas consecutivas, o Arsenal de Mikel Arteta se tornou o principal concorrente do Manchester City de Pep Guardiola na Premier League.

Na temporada passada, os Gunners perderam o título por cinco pontos. Em 2023/24, o Arsenal ficou a apenas dois dos Citizens. Em entrevista à “CNN”, Arteta lamentou a perda do título para o City pela segunda vez seguida, mas deixou seu recado para a próxima temporada.

— Sou um vencedor e demoro um pouco para me confortar quando não alcanço os sonhos. Acho que devemos ficar muito orgulhosos do que fizemos ao longo desta temporada, tanto na Champions League como na Premier League. Mas também, a sensação de não ter a Premier League em nossas mãos é dolorosa.

Arteta assumiu o comando do Arsenal em dezembro de 2019 e conquistou a Copa da Inglaterra logo em sua temporada de estreia. A sua posição na Premier League tem melhorado de forma constante — 8º em 2019/20 e 2020/21, 5º em 2021/22 e dois vice-campeonatos.

A certa altura da temporada, parecia que o Arsenal finalmente encerraria o jejum de 20 anos sem um título de expressão, mas Arteta reconhece o merecimento do Manchester City, que venceu seis títulos ingleses em sete temporadas.

— Sem arrependimentos. Você tem que dar os parabéns ao Man City no final, após 38 jogos. Dois pontos a mais que nós e eles são os vencedores.

Amizade entre Arteta e Guardiola

Manchester City v Arsenal - Premier League - Etihad Stadium
Pep Guardiola e Mikel Arteta se cumprimentando (Foto: Icon Sports)

Arteta e Guardiola se conhecem desde 1997, quando o técnico do Arsenal ainda era jogador da base do Barcelona. A amizade entre ambos cresceu e os dois se reencontraram quase 20 anos depois.

Desde que Arteta assumiu o Arsenal, tanto Mikel quanto Pep trocam falas de admiração um pelo outro em entrevistas coletivas e o treinador dos Gunners contou que trocou mensagens com seu amigo, após o vice da Premier League.

— Parabenizei ele e toda a equipe. No final, eles mereceram. Eles foram os vencedores. Continuamos perseguindo isso e tentando ser melhores que eles. Uma coisa é o relacionamento profissional e a competição e depois há obviamente todos os sentimentos pessoais que tenho por ele e por toda a equipe. Passei quatro lindos anos lá [em Manchester] e isso nunca vai mudar.

Assim como Guardiola, Arteta ainda tem mais um ano de contrato. Pep deu a entender que sua permanência no Manchester City esteja chegando ao fim, enquanto, para Mikel, a jornada com o Arsenal parece longe do fim.

— No futebol, o que importa é o hoje, o que vamos fazer hoje e o que esperamos poder fazer amanhã. [Nesta] profissão, acho que ter essa incerteza é bastante útil. Pelo menos isso me motiva, me mantém alerta e com vontade de voltar. Acho que temos um ótimo relacionamento com todos no clube de futebol. Estou muito feliz onde estou e as coisas vão se resolver.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.