Indo para a 11ª rodada neste fim de semana, a Premier League ainda está só começando. Mas a disputa pelos primeiros lugares já está bastante acirrada — e com algumas surpresas na tabela.
Já era esperado que Arsenal e Manchester City estivessem na briga, mas a liderança do Tottenham e o Aston Villa na cola do G4, ocupando espaços que poderiam ser de Manchester United e Newcastle, não estava entre as principais previsões.
Nas entrevistas coletivas anteriores às partidas entre Manchester City e Bournemouth e Newcastle e Arsenal, Mikel Arteta e Pep Guardiola comentaram sobre a mudança na disputa de título em relação aos últimos anos do Campeonato Inglês.
Guardiola e Arteta opinam sobre mudança na disputa da Premier League
O treinador do Arsenal destacou como o nível de competitividade cresceu nos últimos anos, obrigando as equipes a fazer pontuações cada vez maiores na tabela.
— O que aconteceu nos últimos cinco anos nesta liga é algo inédito. Nunca aconteceu com a quantidade de pontos, com o nível dos times de agora, com a quantidade de equipes com esse nível aumentando cada vez mais — pontuou Arteta.
Todo esse cenário aumenta as exigências sobre o seu trabalho. Para o treinador, é por isso que não se deve ficar comparando o atual momento do time com a era de ouro do Arsenal.
— É por isso que comparar com o passado nesta liga, para mim, é uma perda de tempo. É muito diferente do que costumava ser, e isso coloca as exigências sobre o que fazemos todos os dias num cenário diferente — completou Arteta.
Guardiola concorda que cada temporada tem se tornado mais difícil devido ao crescimento do nível de todas as equipes. Apesar de não estar na liderança, o espanhol acredita que “muita coisa pode acontecer” nas próximas 28 rodadas.
— Cada temporada é mais difícil. Melhores gestores, melhores equipes. Mas este é o desafio – estamos perto, estamos lá. Ainda temos 28 jogos pela frente e muita coisa pode acontecer. Mas queremos continuar a melhorar — disse o treinador do City.