Líder da Premier League, o Arsenal perdeu ótima oportunidade de ampliar a vantagem, mas o técnico da equipe, Mikel Arteta não escondeu a indignação após a partida. O treinador criticou a atuação da arbitragem e principalmente em dois lances cruciais na partida.
Na última terça-feira (3), os Gunners receberam o Newcastle no Emirates Stadium. A partida colocou em campo o líder e o 3º colocado da Premier League, terminando no empate sem gols. A diferença do clube londrino para o vice-líder Manchester City poderá cair para cinco pontos.
Arbitragem é criticada por Mikel Arteta
Enfrentado o 3º colocado, o Arsenal buscava ampliar a vantagem na liderança, podendo abrir 12 pontos de diferença para o Newcastle. O confronto terminou sem gols, mas o trabalho do árbitro Andy Madley não agradou os jogadores dos Gunners, principalmente o treinador Mikel Arteta.
No pós-jogo, Arteta conversou com a Sky Sports e criticou a arbitragem da partida, principalmente em dois lances que não foram marcados o pênalti a favor de sua equipe. “Tivemos dois pênaltis escandalosos”, comenta o espanhol.
O primeiro lance foi aos 40 minutos do 1º tempo, quando Gabriel Magalhães foi puxado pela camisa por Dan Burn dentro da área. A segunda reclamação foi nos últimos minutos, aos 49 minutos da etapa final. Em jogada pela esquerda, Xhaka fez o cruzamento e Jacob Murphy fez o corte, mas a bola desviou no braço do jogador.
Nos dois lances, o árbitro Andy Madley não marcou a penalidade máxima, mesmo após ouvir o VAR. Dentro de campo, os jogadores reclamaram muito com a arbitragem, principalmente na jogada de Xhaka.
Na entrevista, Arteta foi questionado sobre qual lance a reclamação era mais forte e se conversou com Madley após a partida. “Não é sobre o mais forte, são duas penalidades. Isso é muito simples. Estou falando sobre o que vi agora, e são dois pênaltis escandalosos”, disse o treinador.
Mikel Arteta was FUMING 😡 pic.twitter.com/Lu2eVOjEeX
— Sky Sports Premier League (@SkySportsPL) January 3, 2023
Arteta e Eddie Howe discutem na partida
O empate entre Arsenal e Newcastle foi tenso, com as duas equipes buscando a vitória na briga pelo título, sendo a oportunidade para ampliar ou tirar a diferença de pontos entre os dois times.
No lance do final do jogo, quando os jogadores dos Gunners reclamam que a bola tocou no braço de Jacob Murphy, Arteta ficou furioso na beira do gramado, principalmente após o árbitro confirmar que não iria marcar o pênalti.
Por outro lado, o técnico Eddie Howe concordou com a decisão do árbitro a favor de sua equipe e discutiu com Arteta na área técnica. Na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico do Newcastle afirmou que não achou que foi falta no lance e confirmou que está tudo bem entre ele e o espanhol.