Mikel Arteta, técnico do Arsenal, concedeu entrevista coletiva antes do confronto do seu time contra o PSG, válido pela segunda rodada da fase de liga da Champions League.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp.
O espanhol rasgou elogios ao seu compatriota Luis Enrique, treinador do time francês. Durante os elogios, ele foi nostálgico ao lembrar do tempo que dividiram o vestiário como companheiros de equipe e contou o que aprendeu com seu amigo.
A relação de Arteta e Luis Enrique
O treinador dos Gunners já havia declarado seu amor a Pep Guardiola anteriormente, e agora voltou a elogiar outro compatriota relacionado ao Barcelona — onde também atuou nas categorias de base.
Arteta e Luis Enrique têm um longo caminho lado a lado desde os tempos como atletas. Eles estiveram juntos no Barcelona no final dos anos 1990 e início dos 2000.
Na época, o atual técnico do time inglês estava começando sua carreira profissional, enquanto o comandante dos franceses estava chegando ao fim da sua trajetória nos gramados.
O jovem comandante disse que aprendeu muitas coisas com Enrique como jogador. Agora, como treinador, reforça que enfrentá-lo “traz um sorriso em seu rosto”.
— Sou um grande admirador dele. Lembro-me de sua personalidade, grande caráter, grande energia, muito apoiador de seus jovens jogadores. O que eu amo nele é que onde quer que ele tenha estado, como jogador ou como treinador, suas impressões estão por toda parte. Você pode ver que é dele, que o PSG é dele.
Um dos pupilos diretos de Guardiola por ter sido seu auxiliar no Manchester City, o comandante dos londrinos também admitiu que foi diretamente influenciado pelo ex-companheiro.
— Ele tem esse poder incrível… Então, sua abordagem em relação à vida e sua profissão é algo para realmente olhar e aprendi muitas coisas com ele.
O confronto entre Arsenal e PSG
O espanhol também elogiou o status do PSG sob o comando do compatriota, dizendo que é uma equipe no mais alto nível que se pode encontrar no futebol europeu.
— Amo sua honestidade. Ele é muito direto, olha nos olhos e diz o que pensa. Acho que no final, os jogadores apreciam isso — disse o técnico.
Curiosamente, o comandante dos Gunners desfrutou de uma passagem pelo clube francês. Ele esteve emprestado à equipe na temporada 2000/01 ao lado de jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Nicolas Anelka.
O time londrino começou a Champions League com um empate sem gols contra a Atalanta. O Paris Saint-Germain, por sua vez, venceu o Girona por 1 a 0 na rodada passada.