O técnico Mikel Arteta vai para sua quinta temporada à frente do Arsenal. Além da passagem como jogador, o espanhol criou grande identificação e liderança com o clube e seu elenco.
Em meio às mudanças que fez durante seu tempo como treinador, uma chamou a atenção: ele contratou ladrões para roubar seus jogadores durante um jantar em um restaurante,
Jogadores do Arsenal roubados
Em uma matéria especial sobre as mudanças internas dos cinco anos do treinador no clube londrino, o site inglês “The Athletic” revelou o plano do espanhol com os “furtadores profissionais”.
Segundo o veículo, o comandante contratou secretamente uma equipe de ladrões para agirem durante um jantar que ele teria com seus jogadores. Eles ficaram encarregados de circular pelas mesas e furtar seus objetos de valor.
Os atletas não perceberam, mas tiveram celulares e carteiras roubados durante a noite. Ao fim do jantar, o treinador então pediu para que cada um esvaziasse seus bolsos, e vários deles notaram que estavam sem nada.
A ideia do treinador era ensinar ao seu elenco a importância de estar sempre em estado de alerta e preparado para quaisquer situação. Os itens dos jogadores foram devolvidos posteriormente.
Os métodos de Arteta
Apesar de poder parecer extremista com esse exemplo, o treinador tem visto seus métodos surtirem ao menos algum efeito na cultura do clube, que melhorou exponencialmente desde que chegou.
Esse tipo de pensamento inovador é típico do espanhol, que vê em todas as ocasiões uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento. E, segundo o dossiê do The Athletic, sua influência é evidente em todas as dimensões do clube a essa altura.
A transformação desde que assumiu o cargo em 2019 tem sido notória. E embora os Gunners tenham uma abordagem colaborativa de liderança, nenhuma figura teve um impacto maior do que o treinador desde então.
Este provavelmente continuará sendo o time do espanhol por algum tempo. O técnico de 42 anos deve estender seu contrato além da próxima temporada, de acordo com o The Athletic.