Gabriel Jesus é o artilheiro do Arsenal na Champions League (3) e o jogador com mais participação em gols na competição na atual temporada (4), mas voltou a se lesionar. O técnico Mikel Arteta se mostra ainda mais cauteloso sobre a recuperação do seu camisa 9.
O brasileiro teve um problema muscular e, anteriormente, o treinador confirmou que ele ficaria de fora por algumas semanas. Nesta terça-feira (31), em entrevista coletiva antes do jogo da Copa da Liga Inglesa, contra o West Ham, ele preferiu não dar um prazo de retorno, porque “já fez isso antes e errou”.
A situação de Gabriel Jesus no Arsenal
O atacante teve uma lesão durante a Copa do Mundo, voltou a ter problemas no joelho em agosto deste ano e, agora, está em recuperação de um problema muscular. Arteta aprendeu a ser cauteloso com Jesus:
— Com ele, não vou estabelecer nenhum (prazo) porque fiz isso uma vez e errei completamente. Precisamos ser cautelosos, pois precisamos tratá-lo da maneira certa, mas ele já está motivando todos, quer voltar o mais rápido possível e precisamos dele, o que é ótimo – disse.
Em meio às discussões sobre uma possível substituição de Jesus nos Gunners, quem tem tido mais oportunidades é Eddie Nketiah. O jovem da base, inclusive, foi chamado pela seleção inglesa principal pela primeira vez durante as últimas Datas Fifa.
Por outro lado, o crescimento de Nketiah desenfreado por conta da ausência de Gabriel Jesus cria outro alerta para Arteta: manejar seus minutos em campo.
— Temos que ser conscientes da quantidade de minutos que eles jogam, pois ele começou muitos jogos na Premier League. Mas em termos de como o utilizamos, acho que ele está bem, está em um momento muito bom – afirmou o treinador.
Substituindo Jesus, Nketiah já participou de todos os jogos do Arsenal na atual edição da Premier League, oito das dez rodadas como titular, e marcou cinco gols. O brasileiro tem apenas um.
Arteta quer reformulação?
Apesar da lesão do camisa 9 e as rotações no ataque, o treinador dos Gunners não vê o setor ofensivo como o que mais precisa de reformulação. Esse debate tem sido mais aflorado no meio-campo.
Jogadores como Jorginho e Partey têm contratos expirando ao fim da temporada e podem sair do clube. O Arsenal está atento ao mercado, mas Arteta diz que tem outros planos antes de ir às compras: ver os jogadores da base.
— Acho que é algo crítico para nosso elenco (dar atenção à base) e também a maneira como o elenco é projetado e os perfis que temos, sempre ter jogadores que possam servir de exemplo dentro e fora de campo. Mas é muito importante também que esses jogadores sejam respeitados pelo que fazem em campo, e temos alguns que são realmente bons – afirmou o espanhol.
Na coletiva de imprensa foi citado o nome de Charlie Patino, meio-campista da base dos Gunners que é tido como promessa, tem passado por empréstimos, mas que é alvo de rumores sobre uma saída do clube. Arteta diz que o observa e que a primeira coisa a se fazer para substituir jogadores é olhar internamente.