Mikel Arteta comentou o trabalho de Gareth Southgate à frente da Inglaterra na última Eurocopa. O técnico do Arsenal concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (23), antes da partida contra o Bournemouth, marcada para a quarta-feira (24), às 23h30 (de Brasília), nos Estados Unidos.
O treinador espanhol fez sua considerações finais sobre a Euro, que teve seu país natal como grande vencedor. O comandante ainda revelou ter sentido bastante nervosismo quando Bukayo Saka foi cobrar penalidade máxima diante da Suíça, nas quartas de final.
O que Arteta achou de Southgate à frente da Inglaterra?
Muito criticado, Gareth Southgate deixou o comando da Inglaterra após o vice-campeonato. Apesar disso, Arteta acredita que o English Team subiu de patamar com o trabalho do treinador e precisa estar orgulhoso do que foi feito nos últimos anos.
— Acho que não só neste torneio, mas o que eles fizeram nos últimos oito anos com Gareth Southgate é ir para um nível diferente. Acho que ele tornou o time melhor e tornou os indivíduos melhores. Obviamente, houve uma decepção na final, mas acho que eles têm que estar realmente orgulhosos do que fizeram.
Arteta não escondeu sua felicidade com o título da Espanha, repleta de jogadores do País Basco, sua origem. Por outro lado, mostrou tristeza com a derrota de seus jogadores ingleses: Aaron Ramsdale, Declan Rice e Bukayo Saka.
–Estou extremamente orgulhoso do meu país e foi um grande momento para nós vencermos. Essa geração teve que realmente merecer isso nos últimos anos para obter essa confiança Ao mesmo tempo, fiquei triste porque você ama seus jogadores e quer o melhor para eles. Foi um momento difícil para eles.
Ver Saka batendo pênalti contra a Suíça levou Arteta ao nervosismo
Saka viveu dias intensos na Eurocopa. O melhor momento do ponta-direita foi diante da Suíça, nas quartas de final. Além de marcar o gol de empate, o jovem converteu sua penalidade máxima e ajudou a Inglaterra a se classificar.
Foi um momento para Saka exterminar o fantasma de 2021, quando errou pênalti na final contra Itália e foi brutalmente crucificado pelo país. Arteta revelou nervosismo ao ver seu camisa 7 novamente nessa posição.
–Eu estava muito nervoso. Isso volta à sua mente de alguns anos atrás e daquele momento, mas ele mostrou muita coragem, determinação e compostura para encarar do jeito que fez.