Arteta defende que Arsenal deveria ter vencido a Premier League: ‘As estatísticas mostram’

5 minutos de leitura

O Arsenal se prepara para mais uma temporada intensa, com disputa de Premier League, Champions League, Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra, mas o técnico Mikel Arteta ainda é atormentado pelo fantasma de 2023/24, quando os Gunners perderam o título inglês para o Manchester City pela segunda vez seguida.

Em uma entrevista à “ESPN”, Arteta não se conforma com o fato de ter sido vice-campeão de novo, mas falou em margem de crescimento da equipe.

“Quando você é analítico e reúne todas as estatísticas e tudo o que o time fez nos últimos 11 meses na Premier League, (sabe que) deveríamos ter vencido. É o que as estatísticas dizem.”

Ainda assim, Arteta é realista em enxergar que, como o título mais uma vez não veio, ainda há algo sendo feito de melhor forma pelo City. Para ele, a “margem de erro” tem diminuído a cada campeonato disputado.

— Mas essas margens são super pequenas. Uma coisa é obter os 90% que queremos e, na verdade, os 10%, 5%, 1% é o que define o sucesso e a conquista de grandes troféus.

Um dos jogos determinantes para o Arsenal perder o título inglês na temporada passada foi contra o Aston Villa, em que os Gunners perderam por 2 a 0 no Emirates Stadium e, consequentemente, a liderança para o Manchester City. Ele relata que a “eficiência na área foi um ditador do sucesso”.

— Você também tem decisões. Elas não estão em suas mãos e podem tirar um ponto ou dois ou três de você e isso pode decidir o título. No final, teremos que ser tão bons que nossa pior versão terá que ser muito melhor do que a melhor versão do adversário — complementou Arteta.

Arteta diz quantos pontos Arsenal precisa para ganhar a Premier League

Arteta-Arsenal-2023
Mikel Arteta, técnico do Arsenal (Foto: Icon Sport)

Por fim, o técnico dos Gunners afirmou quantos pontos ele acredita que são necessários para ganhar a Premier League.

“Qualquer coisa menor que 90 eu não acredito que dê. Vamos começar com 114 [o máximo de pontos possíveis] e ver o que temos.”

— Você sabe que as margens são realmente muito pequenas e apertadas e a competição vai ser ainda mais difícil do que na temporada anterior. […] Ganhar todos os jogos é tudo o que podemos pensar, e tentar melhorar nossos jogadores. E fazê-los acreditar que podem fazer isso porque agora eles são bons o suficiente para fazer isso — finalizou.

Pré-temporada do Arsenal

A pré-temporada do Arsenal começa no final deste mês. O time comandado por Arteta enfrentará Bournemouth, Manchester United, Liverpool, Bayer Leverkusen e Lyon antes do início da Premier League.

— Comercialmente é uma grande oportunidade para o nosso clube de futebol crescer e entregar a todas essas pessoas que estão apoiando o clube para fazer um grande show. E para fazer isso você precisa de fortes oponentes.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.