Mikel Arteta chegou ao Arsenal e foi crucial para a reconstrução de sucesso da equipe. Os Gunners retornaram ao protagonismo do futebol inglês e hoje são candidatos aos títulos no país.
As mudanças e filosofia de Arteta não são notadas apenas pelos torcedores. Jogadores que passam pelo Arsenal também são impactados pelo treinador.
A mudança de Arteta em ex-Arsenal
A passagem de Cédric Soares pelo Emirates Stadium não foi das melhores. O jogador lutou para ter minutos em campo e não conseguiu apresentar o melhor rendimento. Ele deixou o clube no final da temporada passada e desde então está livre no mercado.
Mas o português colheu ótimos frutos. Ele foi o segundo reforço de Arteta no Arsenal e acompanhou de perto a evolução do treinador. Em entrevista ao “The Athletic”, Cédric detalhou a influência do espanhol em sua carreira.
— Mikel mudou a maneira como eu vejo o futebol. Eu diria que está em outro nível taticamente. Você tem que ver a vantagem numérica. Quando ela está lá ou não. Eu realmente melhorei a minha visão tática de jogo.
Na entrevista, Cédric destacou que atualmente assiste aos jogos na visão de Arteta.
— Obviamente tenho minhas ideias, mas ele ensina você a ver isso automaticamente e institivamente, porque você tem que decidir rapidamente em campo. Ele te ensina tudo.
Cédric destaca evolução de Arteta como técnico
Quando chegou no Arsenal em 2019, Arteta estava começando a carreira como treinador. Antes, ele trabalhou ao lado de Pep Guardiola como auxiliar técnico no Manchester City.
Aos poucos, Arteta foi implementando a sua filosofia de trabalho, mas ao mesmo tempo evoluindo como treinador, como destaca Cédric.
— Ele teve sua ideia, mas precisou ensinar um time completamente novo sobre essa ideia. Com o tempo, ele melhorou a forma como transmitiu a ideia, ganhou mais experiência e adaptou o jogo.
O trabalho do treinador vai além dos ensinamentos táticos. Outra forte característica é a relação entre os jogadores, como destaca o lateral português.
— Ele melhorou na gestão de pessoas com o tempo. Acho que ele tem um relacionamento muito mais próximo com os jogadores. Ele escolheu a maioria deles e isso ajuda, porque ele acredita mais nos jogadores e eles sentem isso e querem retribuir.