Arsenal x Valencia: analisamos o confronto das semifinais da Europa League

Ingleses e espanhois prometem um duelo equilibrado por uma vaga na final!

0
228
Arsenal x Valencia: analisamos o confronto das semifinais da Europa League
(Foto: TF-Images/Getty Images)

Eliminado na semifinal da última Uefa Europa League, o Arsenal busca romper a barreira dos quatro melhores para chegar à decisão. A competição europeia tem sido uma grande prioridade nesta temporada e o time demonstra condições de avançar ainda mais.

Depois de um caminho de altos e baixos, os Gunners viram o sorteio trazer mais uma pedreira. O Valencia, da Espanha, é o adversário do time de Unai Emery na fase semifinal.

A PL Brasil analisa agora o confronto entre Arsenal e Valencia, pela semifinal da Europa League.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

PL BRASIL RESPONDE #04 | QUAL É O MAIOR DE LONDRES?

https://www.youtube.com/watch?v=OQGmS9yC1Mw

Por representar um título internacional inédito e a oportunidade de voltar à Champions League, a UEL é tratada como essencial para os Gunners. Além disso, vale a experiência do técnico Unai Emery, tricampeão do torneio no Sevilla entre 2015 e 2017.

A trajetória na UEL tem sido de fortes emoções. Depois da classificação na liderança do grupo E com 16 pontos, os londrinos saíram atrás nos dois primeiros mata-matas. Derrotas para BATE Borisov (1 a 0) e Rennes (3 a 1) nos jogos de ida complicaram o caminho.

Mas com a força do mando de campo, o Arsenal conseguiu reverter as desvantagens. Vitórias por 3 a 0 sobre os bielorrussos e os franceses no Emirates Stadium carimbaram a classificação às quartas. Lá, veio o adversário mais perigoso.

O gol de Lacazette deu a vitória ao Arsenal em Nápoles, nas quartas de final (Foto: Francesco Pecoraro/Getty Images)

O sorteio colocou no caminho o Napoli, vice-campeão italiano e vindo da Champions League. Curiosamente, mesmo contra um dos favoritos ao título, a classificação foi tranquila: 2 a 0 na ida no Emirates Stadium, 1 a 0 na volta em Nápoles, e vaga na semifinal.

Na temporada como um todo, o momento é de oscilação. O Arsenal tem alternado desempenhos ótimos e péssimos, especialmente com os primeiros dentro de casa e os segundos como visitante. Em quinto na PL e a dois pontos do G4, o time vem de três derrotas seguidas e está pressionado.

Leia mais: Blackpool: da elite ao calvário dos problemas judiciais e a queda para a 4ª

Seu adversário na semifinal, o Valencia, também briga por vaga na Champions pelo campeonato nacional. O time espanhol é o sexto na La Liga com apenas três pontos para o G4. Para completar, além da liga e da UEL, tem a final da Copa do Rei no dia 25 de maio diante do Barcelona.

Gabriel Paulista, ex-zagueiro do Arsenal, irá reencontrar seu antigo clube pelo Valencia (Foto: Jose Breton/NurPhoto via Getty Images)

O time comandado por Marcelino García Toral promete força total na semifinal com ótimos nomes, como Dani Parejo, Rodrigo, Gonçalo Guedes, Santi Mina e Kevin Gameiro. Além disso, podemos ter a famosa “lei do ex” com o brasileiro Gabriel Paulista, zagueiro ex-Arsenal.

Depois de quatro vitórias no primeiro turno de La Liga, o Valencia perdeu só três jogos no segundo turno e vive seu melhor momento no geral. Em compensação, cuidado como mandante: dentro do Mestalla foram seis vitórias em 18 jogos na liga nacional.

Além disso, o time vem de duas derrotas consecutivas para Atlético de Madrid e Eibar. Para não ter que depender de tropeços dos rivais pelo G4 da liga, um triunfo na Europa League seria crucial.

Leia mais: Leeds e Galatasaray: uma intensa e violenta rivalidade

Em favor do Arsenal, além dos aspectos já citados, a força do ataque. Em especial com Pierre-Emerick Aubameyang e Alexandre Lacazette, os Gunners são letais e trazem muito perigo aos adversários.

Como lado negativo, além dos problemas defensivos, a lesão de Aaron Ramsey. O galês se machucou justamente no jogo da volta contra o Napoli e está fora da temporada. Como irá se transferir para a Juventus em 2019/20, não joga mais com a camisa do Arsenal.

Por ter um elenco com nomes mais pesados e experientes, o Arsenal pode ser considerado levemente favorito. Mas o Valencia, em momento similar, também tem ótimo time e promete muito equilíbrio. A única certeza é que serão dois grandes jogos.

Ramsey se machucou contra o Napoli e não joga mais com a camisa do Arsenal (Foto: Stuart Franklin/Getty Images)

Jogos:

Ida: Arsenal x Valencia – 02/05, Emirates Stadium, Londres

Volta: Valencia x Arsenal – 09/05, Estadio Mestalla, Valencia