Arsenal x Tottenham: quem leva a melhor no histórico de confrontos?

6 minutos de leitura

Um dos clássicos que reúne uma das maiores rivalidades do futebol inglês é o derby do norte de Londres. A cada encontro entre Arsenal e Tottenham, não só a cidade, mas toda a Inglaterra para assistir à partida que coloca dois rivais frente a frente. Confira um pouco da história do confronto entre Arsenal x Tottenham.

Embora o primeiro confronto tenha sido em 1909, a rivalidade começou a crescer apenas em 1913. Nesse ano, o Arsenal se mudou para Highbury – como era popularmente conhecido o Arsenal Stadium – e virou “vizinho” de White Harte Lane.

Naturalmente a rivalidade foi surgindo e dura até hoje, mesmo com a mudança do Arsenal para o Emirates Stadium em 2006. O primeiro encontro entre os times no norte de Londres aconteceu em 22 de agosto de 1914, no White Hart Lane. Mesmo o Tottenham estando na primeira divisão e os Gunners na segunda, os Spurs foram goleados no amistoso por 5 a 1.

A rivalidade se intensificou em 1919. Depois da Primeira Guerra Mundial, a primeira divisão inglesa deveria receber duas novas equipes. Houve reuniões para decidirem quem seriam os times. O Chelsea, que havia sido rebaixado, foi autorizado a permanecer na elite do futebol inglês.

A segunda vaga poderia ser atribuída ao Tottenham, que fechou a temporada em último lugar no Campeonato Inglês. No entanto, Arsenal e Barnsley, que estavam na segunda divisão, também estavam interessados na vaga.

Por conta da importância do Arsenal na época, a Federação Inglesa (FA) deu aval ao clube e os Gunners ganharam a votação com 18 votos, contra oito dos Spurs e cinco do Barnsley. Com isso, o Arsenal estava na primeira divisão e o Tottenham foi rebaixado.

Bissouma ao lado de Son em clássico entre Tottenham e Arsenal (Foto: Icon Sport)

Histórico de confrontos de Arsenal x Tottenham

  • 194 jogos disputados (contando todas as partidas a partir de 1909)
  • 81 vitórias do Arsenal
  • 61 vitórias do Tottenham
  • 52 empates

Primeiro duelo

  • Arsenal 1×0 Tottenham – Campeonato Inglês – 4 de dezembro de 1909

Maior artilheiro do clássico Arsenal x Tottenham

  • 14 gols – Harry Kane (Tottenham)

Maior goleada

  • Tottenham 0x6 Arsenal – Campeonato Inglês – 6 de março de 1935

Maior público

O maior público do derby do norte de Londres é de 83.222 torcedores que assistiram a Tottenham x Arsenal no dia 10 de fevereiro de 2018. Os Spurs venceram por 1 a 0, com gol de Harry Kane pela Premier League. O clássico foi realizado no Wembley Stadium, então casa do Tottenham no período de obras no Tottenham Hotspur Stadium.

Nas partidas com mando do Arsenal, o maior público registrado foi em 29 de setembro de 1951. O clássico terminou com o empate em 1 a 1 pela Division One, a então Premier League. A partida foi realizada no Highbury.

White e Richarlison discutem em campo. Foto: Icon sport

Jogos memoráveis do derby do norte de Londres

Tottenham 0x1 Arsenal (1971)

Um jogo que reuniu alguns momentos memoráveis para os torcedores do Arsenal. Até então, apenas o Tottenham havia completado a dobradinha entre os clubes ingleses. Os Spurs foram campeões da FA Cup e Campeonato Inglês na temporada 1960/1961.

No entanto, essa marca durou até 1971 e com um gosto amargo para os torcedores dos Spurs. Os Gunners já haviam sido campeões da FA Cup naquele ano, mas foi durante o derby do norte de Londres na última rodada que o Arsenal ficou o título do Campeonato Inglês e completou a dobradinha. O gol foi marcado por Ray Kennedy no White Hart Lane.

Tottenham 3×1 Arsenal (1991)

O século passado foi glorioso para o Tottenham, principalmente na FA Cup. O time conquistou oito títulos, sendo o terceiro maior campeão da copa. No entanto, não levanta o troféu desde 1991.

Os Spurs derrotaram o Nottingham Forest na grande final por 2 a 1, mas o destaque vai para a semifinal. O time garantiu a vaga na decisão em uma vitória por 3 a 1 no clássico do norte de Londres, com os gols sendo marcados por Gascoigne e Lineker (2). Os torcedores nomearam o 14 de abril de 1991 como Saint Hotspur Day (ou dia do Santo Hotspur, em tradução).

Tottenham 2×2 Arsenal (2004)

A temporada 2003/2004 entrou para a história da Premier League. Liderado por Henry, o Arsenal foi campeão nacional de forma invicta, algo inédito na era moderna da competição. Na história da primeira divisão inglesa, apenas o Preston em 1889 foi campeão sem perder uma partida.

No entanto, o título foi confirmado com antecedência, mais precisamente no dia 25 de abril de 2024. O Tottenham recebeu os Gunners no White Hart Lane pela 35ª rodada da Premier League.

Patrick Vieira e Robert Pires abriram 2 a 0, mas viram os Spurs empatarem com Jamie Redknapp e Robbie Keane. O empate foi o suficiente para garantir o título aos Gunners.

Tottenham 2×0 Arsenal (2017)

As rivalidades são marcadas por muitas provocações e não é diferente no derby do norte de Londres. Durante 22 anos, o Arsenal encerrou a temporada na frente do Tottenham na classificação do Campeonato Inglês. A marca era motivo de deboche e, no dia que os Spurs não poderiam matematicamente ultrapassar os Gunners, era “comemorado” o Saint Totteringham’s Day.

No entanto, essa marca chegou ao final, pelo menos depois de um longo período. Em 2017, no White Hart Lane, Harry Kane e Dele Alli garantiram a vitória dos Spurs e deram fim à marca negativa.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.