Arsenal se classifica enquanto Arteta tenta resolver um problema importante ainda sem solução

5 minutos de leitura

O Arsenal goleou o Bolton por 5 a 1, nesta quarta-feira (25), no Emirates Stadium, pela terceira rodada da Copa da Liga Inglesa e garantiu vaga na próxima fase. Declan Rice, Sterling, Havertz e Nwaneri, duas vezes, marcaram os gols dos Gunners.

A Copa da Liga é conhecida por ser uma competição em que os times maiores dão chances a joias e a escalação do técnico Mikel Arteta contou com quatro jovens (Porter, de 16 anos, Nichols, de 18, Lewis-Skelly, de 17, e Nwaneri, também de 17).

Apesar do bom desempenho em campo da garotada, uma questão importante ainda permanece no Arsenal.

Arteta é responsável por uma grande reformulação no clube, elevando a qualidade do elenco e devolvendo o time à disputa dos principais títulos. Mas é justamente o aproveitamento da base que o treinador ainda não conseguiu “destravar” no clube.

A base do Arsenal sob holofotes

Smith Rowe Fulham
Ex-Arsenal, Emile Smith Rowe em ação pelo Fulham (Foto: Icon Sport)

A falta de um bom aproveitamento de garotos da base no profissional do Arsenal não é de hoje. Em julho, o site “The Athletic” analisou como a trajetória de ascensão do time principal nos últimos anos não foi acompanhada do crescimento de seus jovens formados no clube. A exceção, claro, é Bukayo Saka. Essa tem sido uma questão presente na “era Arteta”.

É verdade que a contratação de atletas de ótimo nível e com mais experiência contribuiu para reduzir a brecha na porta de entrada no time profissional dos Gunners.

Também é importante notar que muitos não apresentaram a qualidade necessária para contribuir de forma efetiva na equipe principal. Jovens “mais rodados”, como Willock, Nketiah, SmithRowe e Reiss Nelson, não entregaram atuações convincentes e foram negociados. Os três primeiros foram vendidos a Newcastle, Crystal Palace e Fulham, respectivamente, enquanto o terceiro foi emprestado.

Da “nova” geração, alguns jovens com prestígio na base também deixaram o clube recentemente:

  • Amario Cozier-Duberry (Brighton)
  • Reuell Walters (Luton Town)
  • Omari Hutchinson (Chelsea, depois Ipswich)
  • Charlie Patino (La Coruña)

Não há uma única reposta para explicar o cenário. Mais oportunidades precisam ser dadas aos jovens, os planos para utilização desses atletas no time profissional precisa estar claro a todas as partes e é preciso produzir mais talento nas divisões de base.

Dos jovens do momento, o que mais inspira empolgação é o meia Ethan Nwaneri, de apenas 17 anos. Ele fez sua estreia na Premier League em 2022, aos 15 anos e 181 dias e é acompanhado de perto internamente. Nesta temporada, ele tem ficado no banco de reservas e espera-se que ele ganhe mais oportunidades com Arteta.

Ethan Nwaneri
Ethan Nwaneri é o jogador mais jovem a atuar na Premier League (Foto: Iconsport)
Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]