O Arsenal começou a nova temporada da Premier League como se espera de um postulante ao título. O time comandado por Mikel Arteta fez uma apresentação segura e venceu o Wolverhampton por 2 a 0 neste sábado (17), no Emirates Stadium, estádio dos Gunners em Londres. Kai Havertz e Bukayo Saka marcaram os gols da partida.
Apesar da vitória dos Gunners, o brasileiro Gabriel Martinelli, de 23 anos, sofreu muitas críticas por um velho problema: a tomada de decisões.
Como de costume, o jogador fez boas investidas pela ponta esquerda, mas teve dificuldade para transformar suas jogadas insinuantes nas melhores oportunidades de gol.
Martinelli e Saka com habilidades quase contrárias
O desempenho de Martinelli perde ainda mais pontos quando se compara ao que faz Saka pela ponta do lado oposto.
Ambos têm semelhanças: jogam abertos com os pés “trocados” — Martinelli é destro e joga na esquerda, enquanto Saka é canhoto e joga na direita –, apostam em dribles curtos e sempre buscam cortar para dentro para finalizar. Mas para por aí.
Saka consegue terminar tudo o que faz, a exemplo do lindo gol que fechou o 2 a 0 para o Arsenal. É difícil imaginar Gabriel Martinelli fazendo algo parecido.
As críticas sofridas por Martinelli
“Martinelli precisa melhorar sua tomada de decisão, ele não é mais um garoto”, escreveu um perfil no “X” (antigo Twitter).
Martinelli has to improve his decision making
He is not a kid anymore
— UpYourArsenal🔴⚪🔴⚪♥️ (@UPYOURARSENAL04) August 17, 2024
“Toda vez que Martinelli pega a bola na ponta, eu espero por uma jogada muito ruim em 80% das vezes. Cruzamento incompleto, drible inofensivo, passe bloqueado…Por que ele não evolui?”, questionou outro torcedor.
Everytime the ball gets to Martinelli on the wing I automatically look forward to the rubbish he'll play 80% of the time. Incomplete cross, aimless dribble, blocked pass. Why hasn't he improved?
— Mr Rebel (@WhoIsIfeanyi) August 17, 2024
Um lance em particular irritou parte da torcida dos Gunners. Martinelli recebeu de Rice na esquerda e conseguiu tirar o marcador com um ótimo drible.
Declan Rice estava livre na marca do pênalti para receber de volta, mas Martinelli preferiu finalizar com pouco ângulo e a bola acabou saindo por cima do gol.
“Preciso que Martinelli aprenda levantar a cabeça às vezes. Declan Rice estava completamente livre na área antes daquele chute”, reclamou o perfil.
I need Martinelli to learn how to look up sometimes. Declan Rice was wide open in the box before that shot.
— Zito (@_Zeets) August 17, 2024
“Martinelli tinha que ter passado de volta para o Rice”, afirmou outro torcedor.
Martinelli had to pass it back to Rice.
— Eduardo Hagn (@EduardoHagn) August 17, 2024
Outros brasileiros em Arsenal x Wolverhampton
Não foi uma boa jornada para os jogadores brasileiros na partida que marcou a estreia das duas equipes na Premier League 2024/2025.
Gabriel Jesus
Apesar dos elogios de Arteta ao longo da pré-temporada, Gabriel Jesus parece seguir abaixo na escala de prioridade no ataque do Arsenal. O time começou com Havertz na posição de centroavante e Trossard substituiu Saka.
Gabriel Jesus saiu do banco apenas aos 83 minutos, após Declan Rice sentir dores e não fez muito além de sofrer um cartão amarelo após enrosco com um marcador.
Matheus Cunha
Após ter problemas físicos durante a semana, Matheus Cunha também começou no banco, mas entrou logo no intervalo, quando o Wolves já perdia de 1 a 0. O brasileiro teve uma chance cristalina após erro de passe de Saliba.
O brasileiro invadiu a área, de frente para o gol, mas de perna esquerda, finalizou mal e praticamente recuou para David Raya.
João Gomes
O meio-campista da seleção brasileira também não teve uma grande apresentação. O ex-Flamengo até mostrou alguns bons passes no melhor momento do Wolverhampton no segundo tempo, mas acabou amarelado e sem conseguir jogar com confiança. Deu lugar a Sarabia aos 84 minutos.