Arsenal vence Wolves, mas Martinelli é criticado: ‘Não é mais um garoto’

5 minutos de leitura

O Arsenal começou a nova temporada da Premier League como se espera de um postulante ao título. O time comandado por Mikel Arteta fez uma apresentação segura e venceu o Wolverhampton por 2 a 0 neste sábado (17), no Emirates Stadium, estádio dos Gunners em Londres. Kai Havertz e Bukayo Saka marcaram os gols da partida.

Apesar da vitória dos Gunners, o brasileiro Gabriel Martinelli, de 23 anos, sofreu muitas críticas por um velho problema: a tomada de decisões.

Como de costume, o jogador fez boas investidas pela ponta esquerda, mas teve dificuldade para transformar suas jogadas insinuantes nas melhores oportunidades de gol.

Martinelli e Saka com habilidades quase contrárias

O desempenho de Martinelli perde ainda mais pontos quando se compara ao que faz Saka pela ponta do lado oposto.

Ambos têm semelhanças: jogam abertos com os pés “trocados” — Martinelli é destro e joga na esquerda, enquanto Saka é canhoto e joga na direita –, apostam em dribles curtos e sempre buscam cortar para dentro para finalizar. Mas para por aí.

Saka consegue terminar tudo o que faz, a exemplo do lindo gol que fechou o 2 a 0 para o Arsenal. É difícil imaginar Gabriel Martinelli fazendo algo parecido.

Saka comemora pelo Arsena
Saka comemora pelo Arsenal (Foto: Imago)

As críticas sofridas por Martinelli

“Martinelli precisa melhorar sua tomada de decisão, ele não é mais um garoto”, escreveu um perfil no “X” (antigo Twitter).

“Toda vez que Martinelli pega a bola na ponta, eu espero por uma jogada muito ruim em 80% das vezes. Cruzamento incompleto, drible inofensivo, passe bloqueado…Por que ele não evolui?”, questionou outro torcedor.

Um lance em particular irritou parte da torcida dos Gunners. Martinelli recebeu de Rice na esquerda e conseguiu tirar o marcador com um ótimo drible.

Declan Rice estava livre na marca do pênalti para receber de volta, mas Martinelli preferiu finalizar com pouco ângulo e a bola acabou saindo por cima do gol.

“Preciso que Martinelli aprenda levantar a cabeça às vezes. Declan Rice estava completamente livre na área antes daquele chute”, reclamou o perfil.

“Martinelli tinha que ter passado de volta para o Rice”, afirmou outro torcedor.

Outros brasileiros em Arsenal x Wolverhampton

Não foi uma boa jornada para os jogadores brasileiros na partida que marcou a estreia das duas equipes na Premier League 2024/2025.

Gabriel Jesus

Apesar dos elogios de Arteta ao longo da pré-temporada, Gabriel Jesus parece seguir abaixo na escala de prioridade no ataque do Arsenal. O time começou com Havertz na posição de centroavante e Trossard substituiu Saka.

Gabriel Jesus saiu do banco apenas aos 83 minutos, após Declan Rice sentir dores e não fez muito além de sofrer um cartão amarelo após enrosco com um marcador.

Matheus Cunha

Após ter problemas físicos durante a semana, Matheus Cunha também começou no banco, mas entrou logo no intervalo, quando o Wolves já perdia de 1 a 0. O brasileiro teve uma chance cristalina após erro de passe de Saliba.

O brasileiro invadiu a área, de frente para o gol, mas de perna esquerda, finalizou mal e praticamente recuou para David Raya.

João Gomes

O meio-campista da seleção brasileira também não teve uma grande apresentação. O ex-Flamengo até mostrou alguns bons passes no melhor momento do Wolverhampton no segundo tempo, mas acabou amarelado e sem conseguir jogar com confiança. Deu lugar a Sarabia aos 84 minutos.

João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador da PL Brasil. Cobriu futebol internacional, carioca e esportes olímpicos pelo Lance! e foi editor de conteúdo do Esporte do Grupo Globo - lá fez parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.