A nova geração de treinadores ingleses vem forte. Nomes como Michael Carrick, Frank Lampard e Steven Gerrard são alguns ex-jogadores que têm ocupado o mercado agora na função de técnico. Agora quem surge com um futuro promissor é Jack Wilshere, ex-jogador de 31 anos e que hoje comanda o time sub-18 do Arsenal. Se depender de suas referências, o antigo camisa 10 terá uma carreira bem sucedida.
Lembra dele? Jack Wilshere defendeu o Arsenal entre 2008 e 2018. Meio-campista habilidoso, era tido como uma das maiores promessas da base dos Gunners no século, mas lesões e problemas fora de campo interromperam seu crescimento. O inglês se aposentou em 2022, defendendo o Aarhus, da Dinamarca, com apenas 30 anos. Agora, Wilshere está à frente do time sub-18 do Arsenal e tem Arteta como um dos grandes responsáveis por sua nova jornada.
Leia mais:
EFL Trophy: Ex-time de Okocha e Hierro é campeão na Inglaterra
Wilshere revelou ao “The Athletic” que o atual comandante do líder da Premier League foi uma das cabeças que o inspirou a pensar em ser treinador. A dupla atuou junta pelo clube londrino em algumas temporadas da década passada.
“O mais importante é procurar pequenas coisas nas pessoas que te inspiram. Mikel Arteta me inspirou no ano passado a realmente pensar em treinar”, revelou.
🎶 We've got super Mik' Arteta 🎶 pic.twitter.com/87joEh9Hon
— Arsenal (@Arsenal) February 25, 2023
Wilshere contou ao “The Athletic” que nunca pensou em ser técnico, mas que as situações foram acontecendo por acaso. Em 2017, quando estava fora de combate por ter quebrado a perna, o ex-camisa 10 realizou sua licença B de treinador apenas para cumprir o tempo e acompanhar o ex-companheiro de time Per Metersacker, que havia se matriculado. Mesmo após realizar o curso, o meia ainda era relutante em ser treinador. Após começar a licença A, a cabeça de Wilshere mudou, e ser um técnico se tornou uma possiblidade real.
Wenger como referência de Wilshere
Além de Arteta, outra figura importante para a transformação de Wilshere em treinador foi Arsene Wenger. A lenda do Arsenal comandou o talentoso meia durante quase toda sua passagem pelo clube do Norte de Londres. O ex-jogador revelou como era o trato com o francês durante o trabalho.
— Talvez eu tenha sido influenciado por Arsene Wenger. Ele foi positivo em 95% das vezes. Houve apenas algumas ocasiões em que o vi perder o controle. Lembro-me de enfrentar o Liverpool fora de casa em 2014. Estávamos perdendo por 4 a 0 no intervalo e ele perdeu a cabeça. Isso é o que é interessante para mim sobre o trabalho do treinador. Às vezes, trata-se apenas de fazer o básico corretamente. Eu penso naquele jogo do Liverpool e ele enlouquecendo. Ele estava falando sobre os torcedores que viajaram até lá. Isso não é nada tático, é apenas mentalidade e desejo, recordou o ex-jogador sobre a partida que terminou 4 a 1 para os Reds.

Em sua carreira, Wilshere também jogou por Bournemouth, Bolton e West Ham, além de ter disputado a Copa do Mundo de 2014 pela Inglaterra. Ele comanda o sub-18 desde julho de 2022, pouco depois de ter pendurado as chuteiras.
O Arsenal de Wilshere vai enfrentar o Manchester City pela semifinal da FA Youth Cup, tradicional competição de base da Inglaterra.