O dia em que o Arsenal venceu a seleção brasileira

Clube londrino é o único inglês que já derrotou o Brasil

0
474
O dia em que o Arsenal venceu a seleção brasileira

Em sua longínqua história, a seleção brasileira já disputou inúmeras partidas contra clubes e seleções. E essa história começou em 1914, contra o Exeter, modesto clube inglês. De lá para cá, o Brasil tornou-se símbolo de futebol bem jogado e conquistas. O que poucos sabem, no entanto, é que em 1965, o Arsenal se tornou o primeiro e, até então, único clube inglês a vencer a seleção brasileira.

Tudo começou quando a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da CBF, convidou o Corinthians para representar a seleção brasileira em um amistoso contra o Arsenal, na Inglaterra.

Honrado com o convite, o clube paulista prontamente aceitou, mas não se atentou para o calendário: dois dias antes de enfrentar os Gunners, o Timão jogaria contra o Santos de Pelé pelo Campeonato Paulista.

A partida foi antecipada em 30 minutos e o forte calor da capital paulista foi um empecilho a mais. Ao apito final, o Santos bateu o Corinthians por 4 a 2. Do Morumbi, o Timão foi para o aeroporto e seguiu para a capital inglesa.

Chegando na Inglaterra, um choque térmico: de 30ºC para -3ºC. Quem relata isso é José Teixeira, preparador físico do Corinthians na época:

“Jogamos no domingo contra o Santos. Estava muito quente. E o calor foi maior porque anteciparam a partida para que pudéssemos viajar. Chegando em Londres, nos deparamos com um frio gigante e estávamos apenas de terno e camisa. Não estávamos preparados para uma temperatura tão baixa como aquela.”

Confira nossa análise de todos os brasileiros que jogaram no Arsenal

Quando a bola rolou, o Brasil/Corinthians não foi páreo para os Gunners. Os relatos da partida dizem que o Brasil suportou bem a pressão do Arsenal, mas viu Sammels marcar duas vezes.

Daquele time do Arsenal, apenas o atacante George Eastham esteve no elenco que foi campeão mundial um ano depois, apesar de nem ter entrado em campo.

Um detalhe curioso é que, após o fim da partida, as duas equipes ficaram conversando no vestiário e receberam uma presença ilustre: Príncipe Philip. A princípio ele ficaria apenas 30 minutos no vestiário, mas acabou ficando duas horas conversando com os atletas.

De lá pra cá não houve mais amistosos entre a Seleção e algum clube inglês, – apenas um jogo festivo dos 100 anos da partida contra o Exeter City -, mantendo o Arsenal como o único clube inglês a bater o Brasil.

Leia mais: Relembre quando Marcos quase foi parar no Arsenal

Histórico da Seleção contra clubes ingleses:

1914 – Brasil 2×0 Exeter*

1965 – Arsenal 2×0 Brasil

* Existe uma controvérsia com o resultado da partida. Tablóides ingleses tratam o jogo como 3 a 3, mas em terras tupiniquins o 2 a 0 é o resultado anunciado.

FICHA TÉCNICA

BRASIL: Marcial, Galhardo (Jair Marinho), Eduardo, Clóvis e Édson “Cegonha”; Dino Sani e Rivellino; Marcos, Flávio, Nei e Geraldo. Técnicos: Oswaldo Brandão e José Teixeira.

ARSENAL: Burns (Fornell); Howe, Storey, Neil; Curt, McLintock; Skirton, Sammels, Baker, Eastham; Armstrong. Técnico: Billy Wright

Local: Highbury (Londres)
Data: 16/11/1965
Árbitro: Harold Phillips (Escócia)
Público: 17.789
Renda: 11 mil libras
Gols: Sammels (8′ 1ºT e 25′ 2ºT)

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • E se o Southampton não tivesse vendido seus jogadores?