Flop? ‘Esquecido’ por Arteta, ex-estrela pode deixar o Arsenal em janeiro

5 minutos de leitura

O Arsenal pode estar prestes a perder o lateral-esquerdo escocês Kieran Tierney, de 27 anos. O atleta estaria inclinado a deixar o clube definitivamente na janela de transferências de janeiro de 2025, de acordo com o site “TBR Football”.

Tierney foi contratado junto ao Celtic em agosto de 2019 por 25 milhões de libras, equivalente a R$ 183,7 milhões na cotação atual, em um momento que a carreira estava em ascensão. Passados cinco anos do vínculo, o lateral não conseguiu se firmar na equipe inglesa.

O escocês passou a temporada 2023/24 emprestado ao espanhol Real Sociedad e deseja voltar ao Celtic, segundo o site. A possível mudança também interessaria ao técnico dos Hoops, Brendan Rodgers. A única preocupação para o treinador é a questão financeira.

— Não se pode dizer nunca no futebol. Quem sabe o que vai acontecer? Não temos como comprar Kieran (Tierney) por 25 ou 30 milhões de libras, isso é certeza. Também tenho certeza que não podemos pagar o salário que ele recebe. Porém, nunca se sabe. Kieran tem uma história incrível no Celtic. Sempre haverá uma ligação. Nunca se sabe —, declarou Rodgers em julho de 2023 ao “Daily Record”.

Dessa forma, para a transferência acontecer, o melhor caminho seria um vínculo por empréstimo. O portal apontou ainda que os Gunners estão dispostos a negociar uma forma que torne o acordo permanente no futuro, visto que a movimentação é vista como positiva para o clube londrino. O contrato de Tierney com o Arsenal termina em junho de 2026.

De ‘futuro capitão do Arsenal' a ‘esquecido'

Kieran Tierney em Manchester City x Arsenal na Supercopa da Inglaterra
Kieran Tierney em Manchester City x Arsenal na Supercopa da Inglaterra. (Foto: Sportsphoto/Imago)

O possível acerto colocaria fim à trajetória que começou com grandes ambições. Kieran Tierney assinou com o time inglês com 22 anos e se tornou o jogador com a taxa de transferência mais cara da liga escocesa na ocasião. O prestígio não era à toa, afinal, o atleta foi peça fundamental na conquista da tríplice coroa do Celtic na temporada 2018/19.

Assim que chegou ao Arsenal, à época treinado por Unai Emery, Tierney tinha postura que parecia indicar ser o futuro capitão da equipe. O atleta era um profissional “brilhante” e “liderava pelo exemplo”, segundo o site.

Contudo, as contusões atrapalharam os planos. Na primeira temporada nos Gunners, sofreu lesão no ombro e esteve em campo apenas 19 vezes. Já no ciclo seguinte, o número de participações subiu para 28.

Em abril de 2021, no entanto, Tierney teve constatada lesão no ligamento do joelho esquerdo e ficou fora do restante da temporada. Antes, em janeiro daquele ano, já havia sido baixa por outro problema no joelho.

As questões físicas contribuíram para que o Arsenal investisse na contratação de Oleksandr Zinchenko em 2022, que logo se tornou a primeira opção de Mikel Arteta para a lateral-esquerda.

Desde então, os Gunners se reforçaram também com Tomiyasu, Timber e Riccardo Calafiori como alternativas ao lado esquerdo defensivo, e Tierney ficou cada vez mais fora dos planos de Arteta.

O último jogo do escocês no Arsenal foi em agosto de 2023, diante do Manchester City, na Supercopa da Inglaterra. Na ocasião, o lateral atuou por 14 minutos da decisão.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.