Arsenal surpreende e aceita vender ‘dupla’ de Saka em janeiro

4 minutos de leitura

O Arsenal é o líder isolado da atual edição da Premier League, mas ainda pretende ser ativo no mercado de transferências. A janela de janeiro deve contar com saídas para levantar fundos e, com isso, reforçar o time de Mikel Arteta.

Uma das possíveis saídas é a de Emile Smith Rowe, jovem meia de 23 anos que caiu de produção e tem sido “esquecido” pelo técnico. Segundo o site inglês “Football Transfers”, os Gunners aceitam vendê-lo “por uma oferta adequada“.

Os planos do Arsenal para Smith Rowe

Arteta já teve uma longa conversa com o jogador sobre seus níveis de condicionamento físico e o que se espera dele em relação ao seu papel na equipe. Ele tem sofrido para se manter em forma por conta das lesões.

Ele sofreu um revés adicional devido a uma lesão no joelho, mas, tendo sido pouco utilizado de maneira significativa nesta temporada, Arteta permitirá a saída do inglês, que é um jogador querido por muitos torcedores do Arsenal.

Smith Rowe Arsenal
(Foto: Icon Sport)

Fontes do FootballTransfers indicaram que, se Arteta tivesse sucesso em trazer Ilkay Gundogan para o clube na última janela de transferências, Smith Rowe teria saído naquele momento.

Enquanto isso, os Gunners está procurando trazer um meio-campista na próxima janela. Douglas Luiz, do Aston Villa, tem sido o nome mais comentado nas últimas semanas.

Interessados na Premier League

Caso Smith Rowe seja colocado à venda, não faltarão ofertas. O Aston Villa tem interesse no jogador, que o técnico Unai Emery conhece bem de seu tempo no Emirates Stadium.

Arteta tem sido implacável ao fazer cortes no elenco do Arsenal nos últimos meses, surpreendentemente enviando Kieran Tierney por empréstimo ao Real Sociedad durante o verão.

Em janeiro, parece que serão os formados em Hale End que o treinador tentará descartar para abrir espaço em seu elenco. Além do meia, Nketiah também pode deixar o clube.

De “parça” de Saka a esquecido

Smith Rowe subiu ao time profissional dos Gunners junto com Bukayo Saka, e os dois formaram grande parceria a partir da temporada 2021/22. Nesse período, o valor esperado de transferências (xTV) do meia chegou a ser de até 40 milhões de euros, segundo o Football Transfers.

Tamanho sucesso da dupla rendeu até música da torcida na época:

Here we go, oh!
Saka and Emile Smith Rowe!
And I like it,
I like it,
I like it,
I like it,
I la-la-like it,
La-la, like it,
Here we go, oh!
Saka and Emile Smith Rowe!

No entanto, o declínio veio ao longo de 2022, principalmente por conta de lesões, mas também pela chegada e crescimento de jogadores que ocupam a mesma posição do jovem, como Odegaard, Martinelli e Trossard.

Foto: Icon Sport

Smith Rowe se viu fora do cenário principal à medida que o Arsenal avançou para o topo da tabela da Premier League. Atualmente aos 23 anos, atuou apenas 230 minutos em todas as competições nesta temporada.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]