O Emirates Stadium foi palco da vitória do Arsenal diante do Shakhtar Donetsk por 1 a 0 na terceira rodada da Fase de Liga da Champions League nesta terça-feira (22).
O placar foi inaugurado após finalização de Gabriel Martinelli aos 28 minutos. O brasileiro recebeu na ponta esquerda, avançou ao gol e chutou no canto direito da meta. A bola bateu na trave, voltou no arqueiro Dmytro Riznyk e entrou.
Porém, não foi apenas Martinelli que brilhou. O xará Gabriel Jesus também teve a atuação destacada e chamou a atenção nas redes sociais.
Gabriel Jesus foi titular no lado direito do ataque no lugar de Bukayo Saka, que está lesionado. Além de estar entre os onze iniciais, herdou a braçadeira de capitão na ausência de Martin Odegaard.
O ex-Pameiras ser o capitão da equipe no duelo foi vista por parte da imprensa inglesa como uma iniciativa de Mikel Arteta para aumentar a confiança do brasileiro. Gabriel Jesus não balança as redes desde janeiro de 2024 e, na atual temporada da Premier League, foi titular apenas uma vez. No total, esteve em campo por 89 minutos na competição inglesa.
— Hoje, ele é capitão do time em um ato que pode ser interpretado como uma demonstração de fé do técnico. Ele ama esta competição. Em 49 jogos da Champions, Jesus tem 24 gols e sete assistências — disse o repórter da rede britânica “Sky Sports”, Nick Wright.
A atuação do atacante mostrou que, de fato, os jogos de Champions League ocupam um lugar diferente. Gabriel jogou como ponta e deu trabalho para o compatriota Pedro Henrique, defensor do Shakhtar, com dribles e boas trocas de passes.
Em uma das jogadas, recebeu cruzamento de Martinelli nas costas do marcador e colocou a bola na medida para Kai Havertz completar para o gol. Contudo, o zagueiro visitante conseguiu impedir a finalização.
Na reta final do primeiro tempo, Gabriel Jesus ainda aproveitou a deixa da defesa do Shakhtar para roubar a bola na meia-lua e, em seguida, pisou na área para chutar. O goleiro Dmytro Riznyk impediu que o placar fosse ampliado com bloqueio com os pés.
O desempenho rendeu muitos comentários no X, antigo Twitter. “Gabriel Jesus em noite de Champions”, brincou um internauta.
Gabriel Jesus on ucl nights pic.twitter.com/U9Mmfx8faI
— trash boat⛵️😋🇵🇹 (@chibuikssss) October 22, 2024
“Estou muito feliz que o Gabriel Jesus está jogando bem esta noite. As pessoas vão falar sobre a chance perdida, mas ele tem sido ótimo em todos os aspectos. Martinelli também tem sido fantástico”, destacou outro.
So pleased for Gabriel Jesus that he’s playing so well tonight. Ppl will talk about the missed chance but he’s been all round just tremendous. Martinelli also been a fantastic threat
Second goal will finish the game #ARSSHA pic.twitter.com/zVvzla7Eio
— 2 Blokes Watching Sport (@2bwatchingsport) October 22, 2024
Apesar da boa atuação, o jornalista Simon Collings, do portal “The Standard”, pontuou que a finalização ainda deixa a desejar. “Jesus tem feito alguns toques e jogadas maravilhosos, trabalha bem com e sem a bola, mas sem aquela finalização certeira — o que resume a história da sua carreira no Arsenal”, escreveu.
Jesus with some lovely touches and turns so far, while working hard off the ball, but lacking that killer finish – which is really the story of his Arsenal career.
— Simon Collings (@sr_collings) October 22, 2024
“Gabriel Jesus driblando é elite, pode se livrar de um marcador com habilidade e facilidade. Contribui com o ataque e com a defesa, mas não consegue finalizar. É isso que está faltando, e é uma pena, porque ele é muito talentoso”, ressaltou um torcedor.
Gabriel Jesus, dribbling wise is elite can beat a man with skill class and ease. Work rate is next to non both attacking and defending.
BUT HE CANT FINISH HIS DINNER !
end product is missing and its a shame as he’s such a talent #ARSSHK
— North London Forever AFC (@AFCtalks22) October 22, 2024
Gabriel Jesus foi substituído por Arteta aos 23 minutos com 87% de passes certos, uma finalização e quatro dribles certos, além de dois desarmes, conforme dados da rede de estatísticas “Sofascore”.
Pouco depois da saída do brasileiro, aos 30 minutos, os Gunners puderam aumentar a vantagem. Um cruzamento de Merino acertou a mão de Matviyenko na área e o árbitro marcou a penalidade. Trossard foi para a cobrança, mas parou em defesa de Riznyk.
Com o resultado, o Arsenal segue sem ser vazado na Champions League 2024/25 e sobe à quinta colocação com sete pontos. Já o Shakhtar Donetsk continua sem conseguir marcar na competição e ocupa o 29º lugar com apenas um ponto conquistado.
O regulamento do torneio prevê que os oito melhores cheguem direto ao mata-mata, enquanto os que ficarem entre a nona e a 24ª posição devem enfrentar um playoff para decidir quais avançam às oitavas.