Quando a escalação do Arsenal foi divulgada na última quinta-feira (19) para a partida contra a Atalanta, os torcedores mais desatentos, provavelmente, foram surpreendidos com um nome. Entre as opções no banco de reservas estava Salah.
Mas não, ele não é a estrela e ídolo do Liverpool. Salah é um das joias do Arsenal, comparado a Dennis Bergkamp e elogiado pelo ex-jogador Jack Wilshere.
Com muitos problemas de lesões, principalmente no meio-campo, Mikel Arteta precisou olhar para as categorias de base dos Gunners. Nomes como Odegaard e Mikel Merino não estão à disposição do treinador e usou a oportunidade para dar chance aos jovens entrarem em campo.
Ele não chegou a jogar, mas teve o gostinho de ficar no banco de reservas em um jogo de Champions League.
Quem é Salah, a joia do Arsenal?
Salah-Eddine Oulad M’Hand nasceu na Holanda e é descendente marroquino, sendo elegível para as duas seleções. Meio-campista, ele iniciou a carreira no futebol no Feyenoord, mas chegou ao Arsenal em 2020 ainda nas categorias de base.
Assim que chegou aos Gunners, Salah concedeu entrevista ao site do clube e falou sobre a decisão de se mudar para Londres.
— É ótimo se juntar a um clube enorme como o Arsenal. É um bom ambiente para eu trabalhar no meu desenvolvimento e espero que através da academia eu possa me tornar um jogador do time principal — comentou Salah em 2020.
Com o estilo box-to-box, pode atuar tanto na parte defensiva como ofensiva, se destacando com a versatilidade em campo.
— Sou um meio-campista central e gosto de jogar box to box. Ofensivamente, sou um jogador criativo e posso jogar com meu pé esquerdo ou direito. Marco gols e dou assistências, e defensivamente gosto de pensar que também faço minha parte, especialmente na transição — explicou Salah ao site do Arsenal em 2020.
Com o objetivo de ganhar experiência, o jogador foi emprestado ao Hull City em 2022. Porém, uma lesão afetou a passagem pelo clube e ele retornou para Londres antes do final do contrato.
Em agosto de 2023, um novo empréstimo para Salah. Dessa vez o jogador chegou ao Den Bosch, clube da segunda divisão holandesa em acordo válido até o final da temporada 2023/2024. No clube holandês foram 20 jogos e três gols.
Com a camisa do Den Bosch, o jogador atuou principalmente pelo lado esquerdo do campo, na faixa entre o meio-campo e a área de ataque. Titular em 14 ocasiões na segunda divisão holandesa, ele conseguiu uma precisão de passe em 75%, segundo dados do “Sofascore”.
Números de Salah pelo Den Bosch:*
- 3 gols
- 1 assistência
- 75% de precisão nos passes
- Média de 1.4 chutes por jogo
- Média de 0.4 passes chave por jogo
- 0.8 interceptações por partida
*Dados do Sofascore
Técnicos elogiam Salah
Desde que retornou ao Arsenal, Salah tem participado de diferentes níveis do time, mas vem recebendo muitos elogios dos treinadores. Em julho, o técnico dos Gunners sub-21, Mehmet Ali, destacou a atuação do jogador na vitória no amistoso contra o Boreham Wood em entrevista ao site do clube.
— Salah amadureceu muito bem. Ele tem sido infeliz com lesões, mas nesta temporada ele tem sido um pouco líder no grupo. Ele normalmente está no time vencedor quando estamos fazendo jogos em treinos de ataque x defesa e ele mostrou isso hoje, então fiquei muito feliz por ele ter conseguido uma assistência e dois gols — destacou Mehmet Ali.
Essa não é a primeira vez que um treinador da base dos Gunners destaca o desempenho de Salah. Em 2020, Jack Wilshere, com passagem pelo Emirates e técnico do sub-18 da equipe, falou sobre o talento de Salah em entrevista ao site “Stadium Astro” e o futuro promissor no esporte.
— Não quero falar sobre um jogador que eu acho muito bom e depois pressionar ele e não dar certo. Mas há alguns na academia, há um garoto chamado Salah que é realmente bom em aparecer — declarou Wilshere em 2020.
As comparações com ídolo do Arsenal
O estilo de jogo rendeu a Salah comparações com Dennis Bergkamp. A lenda do futebol holandês teve uma passagem histórica pelo Arsenal, com três títulos da Premier League, incluindo a campanha invicta em 2003/04.
Salah concedeu entrevista ao site holandês “AD” em 2022 e foi questionado sobre as comparações com Bergkamp.
— Bergkamp é uma lenda, então isso é legal. Mas o que eu quero especialmente é fazer um nome para mim mesmo. Jogar e treinar em um clube da Premier League é o objetivo final da minha carreira. Sou abençoado por estar no Arsenal — Salah em declaração à “AD”.