O Arsenal está perto de contratar o novo diretor esportivo. Os Gunners avançaram nas negociações pelo substituto de Edu Gaspar, segundo informações do jornalista Fabrizio Romano.
Edu surpreendeu os torcedores do Arsenal ao renunciar o cargo em novembro de 2024. Andrea Berta é o principal candidato para ser o novo diretor esportivo dos Gunners.
Segundo as informações de Romano, as negociações entre Berta e Arsenal estão em estágio avançado, mas o acordo ainda não foi fechado.
Recentemente, David Ornstein, do “The Athletic”, divulgou que o plano do Arsenal é anunciar o novo diretor esportivo ainda em março.
🚨🔴⚪️ Understand Andrea Berta is now the top candidate to become new Arsenal director in order to replace Edu.
Discussions already took place, Berta left Atlético after building the team with key signings in the recent years.
Talks at advanced stage, not done/sealed yet. pic.twitter.com/coosYRyD5r
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) March 3, 2025
Quem é Andrea Berta, possível novo diretor do Arsenal?
Berta começou a carreira como diretor esportivo no Carpenedolo antes de passagens pelo Parma e Genoa. Mas foi no Atlético de Madrid que se destacou no cargo. Em 2019, foi coroado como Diretor Esportivo do Ano no Globe Soccer Awards.
Ele está sem clube desde janeiro, quando chegou ao acordo para rescindir o contrato com o Atlético e deixar o time depois de 12 anos.
O italiano se destacou por conseguir grandes negociações pelo Atlético de Madrid. A principal envolve Antoine Griezmann. Ele foi o responsável por negociar a compra do atacante francês em 2014 e pagou 24 milhões de libras pelo então jogador da Real Sociedad.

Em 2019, o Atléti acertou a venda de Griezmann para o Barcelona por 84 milhões de libras. Mas pouco tempo depois o francês voltou para Madrid em acordo por empréstimo e depois com a contratação definitiva por somente 17 milhões de libras.
Falando em lucros, Berta mostrou que consegue fazer grandes vendas. Ele precisou de apenas uma grande temporada de Rodri para vender o jogador ao Manchester City por 62 milhões de libras. O Atlético havia pagado apenas 20 milhões de libras pelo meia.
Mesmo conseguindo grandes acordo, Berta também é conhecido pelas dificuldades em conseguir bons atacantes. O Atlético de Madrid pagou altas taxar por João Félix, Diego Costa — na segunda passagem –, Jackson Martinez e Matheus Cunha, sendo jogadores que não corresponderam com a camisa dos Colchoeros.