A Uefa está estudando alterar parte das regras da Champions League já para a próxima temporada, motivada por críticas envolvendo o emparelhamento entre Arsenal e Real Madrid nas quartas de final da edição atual.
A entidade vem reavaliando aspectos do novo formato, que estreou nesta temporada com uma fase de liga no lugar dos tradicionais grupos.
Arsenal e Real Madrid impactaram novo formato da Champions?
Nesta nova estrutura, as 36 equipes disputam pontos em uma única tabela. Os oito melhores colocados avançam diretamente às oitavas de final, enquanto os times entre 9º e 24º lugares se enfrentam em um playoff eliminatório.
Uma das vantagens concedidas aos líderes da fase classificatória é o direito de disputar o segundo jogo das oitavas de final em casa — mas essa regra não se estende às quartas ou semifinais.
Essa exceção gerou controvérsia no atual confronto entre Arsenal e Real Madrid. Apesar dos ingleses terem terminado a fase de liga na terceira posição — oito posições acima dos espanhóis, que ficaram em 11º — será o clube merengue quem jogará a partida decisiva no estádio Santiago Bernabéu.

De acordo com informações do jornal inglês Daily Mail, há um sentimento crescente dentro da Uefa de que as vantagens oferecidas aos líderes da fase de grupos são insuficientes. A possibilidade de estender o benefício do mando de campo também às fases seguintes está sendo discutida internamente.
Ainda assim, o Arsenal chega à capital espanhola em situação confortável. Na ida, em Londres, os Gunners venceram por 3 a 0. A atuação impressionou, mas o técnico Mikel Arteta demonstrou cautela.
O treinador também destacou a atmosfera no Emirates Stadium como fator decisivo para a boa performance:
— Esta noite é sobre dois fatores. Um é a atmosfera que criamos 15 minutos antes do pontapé inicial — algo que eu nunca vi antes. Jogar com essa energia, com esse comprometimento com a nossa torcida, faz uma enorme diferença — declarou.
Do outro lado, o Real Madrid aposta em sua tradição e força no Bernabéu para buscar uma reviravolta. O lateral Lucas Vázquez demonstrou confiança na recuperação.
“É difícil, mas se há alguma equipe no mundo que pode reverter essa situação, somos nós diante de nossos torcedores em nosso estádio. Veremos um jogo diferente na quarta-feira e, se ficarmos todos juntos, vamos superar isso.”
O duelo decisivo está marcado para esta quarta-feira (16), no Santiago Bernabéu, às 16h no horário de Brasília.