O Arsenal tem uma joia precoce em seu elenco. Um atleta de apenas 14 anos treinou com o time principal dos Gunners nesta sexta-feira (3), antes do duelo contra o Bournemouth, pela Premier League.
Para Max Dowman, a idade é só um número. O jovem nasceu em 31 de dezembro de 2009, mas já age como gente grande no futebol. Ele é uma das maiores promessas da categoria de base dos Gunners e pode brilhar pelo time londrino nos próximos anos.
Quem é Max Dowman?
O inglês joga como meia-ofensivo, mas também pode atuar aberto pelo lado direito. Mesmo muito jovem, atua em categorias acima de sua idade. Na base, a diferença de idade é extremamente importante, por mais que não seja tanto tempo.
Dowman atua na Premier League Sub-18 pelo Arsenal, onde tem números entusiasmantes: um gol e 4 assistências em cinco jogos. O jovem também faz parte da seleção sub-16 da Inglaterra. Ele é considerado um prospecto de muita classe e talento por quem acompanha as divisões de base.
Ex-jogador do Arsenal, Jack Wilshere é o técnico da categoria sub-18 do clube. Em abril, ele elogiou Dowman, ponderou sua idade precoce e projetou uma grande evolução para o jovem.
— Ele pode ser mais consistente, mas tem apenas 14 anos. Precisamos encontrar um equilíbrio entre deixá-lo jogar e se divertir por causa de sua idade, mas também tentar colocar nele o máximo de trabalho possível.
The Past and Future of Arsenal pic.twitter.com/oDC6AFk0qJ
— TheSecretScout (@TheSecretScout_) March 31, 2024
As boas atuações pelo time sub-18 foram o principal fator que fizeram o Arsenal pensar em acelerar o processo de desenvolvimento de Dowman.
Como era o Arsenal em dezembro de 2009?
Max Dowman é tão jovem que pode provocar uma crise de nostalgia aos torcedores do Arsenal. Muitas coisas aconteciam no clube enquanto a joia nem sequer havia nascido.
- Arsène Wenger era o técnico;
- Fàbregas, Van Persie e Nasri eram os craques do time;
- O brasileiro Denílson atuava pela equipe;
- Jack Wilshere, atual técnico do sub-18, era só uma promessa de 18 anos;
- O Arsenal terminaria a temporada em terceiro na Premier League e eliminado nas quartas da Champions League para o Barcelona de Messi.