Premier League: o que causou a queda do Arsenal e por que problema deve continuar

5 minutos de leitura

O Arsenal tem vivido momentos de oscilação na Premier League. Após uma campanha brilhante, o time não vence há três jogos e agora pode ser ultrapassado em breve na liderança pelo Manchester City. Um dos motivos para a queda de desempenho da equipe tem nome, sobrenome e posição: o zagueiro William Saliba. A tendência é que Arteta não possa contar com o jogador para os próximos importantes compromissos no campeonato.

Lesionado com um problema nas costas no dia 16 de março, William Saliba tem sido uma ausência extremamente sentida para o Arsenal. O zagueiro se contundiu contra o Sporting, pela Liga Europa. Inicialmente, a lesão era tratada como grave, mas havia otimismo para um retorno rápido do atleta. Porém, o cenário agora é mais desanimador para os Gunners.

Através da coluna do jornalista David Ornstein, o “The Athletic” informou que Saliba deve desfalcar o Arsenal nas decisões contra Manchester City e Chelsea, pela Premier League. O jogo contra os Citizens, fora de casa, na próxima quarta-feira (26), às 16h, é tido como a grande decisão da Premier League. Os Gunners têm 15 pontos, contra 70 dos Skyblues. Porém, o time do Etihad ainda tem dois jogos a menos.

Se quiser voltar a vencer o Campeonato Inglês após 20 anos, o Arsenal não pode vacilar contra o City. Na rodada seguinte, marcada para o domingo (2), o clássico londrino contra o Chelsea é o desafio dos Gunners. A tendência é que William Saliba novamente fique fora de combate.

Arsenal: Arteta indica que titular pode perder o resto da temporada
Saliba deixando o jogo contra o Sporting por lesão – Foto: Arsenal

Leia mais:

Arsenal: jogador deixará o clube após 20 anos

‘Não temos experiência’: Gabriel Jesus não desiste, mas desabafa após tropeço do Arsenal

Arsenal vulnerável sem Saliba

Com a contusão do francês, Rob Holding tem atuado como titular na zaga vermelha. O inglês não cometeu grandes falhas, mas ainda não consegue repetir o desempenho do camisa 12. Além disso, o desempenho de Gabriel Magalhães caiu consideravelmente sem a presença de seu parceiro. O brasileiro, inclusive, cometeu uma penalidade máxima no empate contra o West Ham.

O “The Athletic” preparou uma análise de números do desempenho do Arsenal com e sem William Saliba presente em campo na temporada. Desde que o zagueiro se lesionou, a impressão para os torcedores é de que os Gunners estão cada vez mais inseguros, e os dados comprovam a visão.

Arsenal na Premier League 2022/23 com Saliba

  • 27 jogos
  • 21 vitórias
  • 3 empates
  • 3 derrotas
  • 25 gols sofridos – média de 0.9 por jogo
  • 81% de aproveitamento

Arsenal na Premier League 2022/23 sem Saliba

  • 5 jogos
  • 2 vitórias
  • 3 empates
  • 0 derrotas
  • 9 gols sofridos – média de 1.8 por jogo
  • 66% de aproveitamento

Na última quinta-feira (18), Mikel Arteta havia revelado que as expectativas para um retorno de Saliba eram baixas, e que o Arsenal iria ter um maior cuidado para realizar o retorno do jogo. Não está descartado que o francês de 22 anos perca o restante da temporada. O último compromisso dos Gunners será no dia 28 de maio, contra o Wolverhampton.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.