Mercado: Arsenal surpreende e quer tirar meia destaque do Manchester City

5 minutos de leitura

O Arsenal foi líder durante grande parte da temporada, mas viu o Manchester City aproveitar seus tropeços para se tornar campeão da Premier League. Agora, a equipe de Mikel Arteta planeja suas ações no mercado para voltar à Champions League, e um multicampeão do rival está no radar.

O jornal inglês “The Guardian”, nesta segunda-feira, reforçou o interesse do Arsenal em Ilkay Gündogan, capitão e destaque do Manchester City. O turco-alemão tem futuro indefinido e não deve seguir na equipe de Pep Guardiola. No fim da última semana, a “BBC” havia falado no interesse dos Gunners no camisa 8 dos Citizens.

A intenção de Arteta em reforçar o meio segue em evidência. Gündogan também é alvo do Barcelona há alguns meses e tem contrato até o mês que vem com os Citizens.

Gündogan no Arsenal?

O Manchester City deve oferecer um novo contrato a Gündogan, mas o Arsenal entrou na disputa após a definição do campeão de 2022/23. A perspectiva de trabalhar ao lado de Arteta pode ser atrativa para o jogador de 32 anos – os dois já estiveram juntos quando o atual técnico dos Gunners era auxiliar de Guardiola.

Premier League: Gundogan comemorando um gol pelo Manchester City

Arsenal  mercado
Gündogan em ação pelo City – Foto: Twitter/Manchester City

O técnico do Arsenal já teve sucesso anteriormente em persuadir ex-colegas a se mudarem para Londres. Foram os casos de Gabriel Jesus e Oleksandr Zinchenko chegaram do City no início da atual temporada e causaram uma grande impressão.

Ainda que a ida ao Arsenal possa ser uma oportunidade, Gündogan tem sido mais importante para o Manchester City do que Jesus e Zinchenko foram no ano passado. O tempo de contrato é algo importante para o meia no mercado: ele pretende um contrato mais longo e, inclusive, já havia aceitado um salário reduzido no Barcelona em detrimento de mais anos de vínculo.

Segundo o The Guardian, o fator decisivo para o futuro de Gündogan deve ser o tempo de contrato disponível: Guardiola quer manter o jogador, mas é provável que o alemão exija um contrato de, no mínimo, duas temporadas. Ídolo recente do City, ele foi a primeira contratação do técnico catalão no clube, em 2016.

Enquanto isso, o meio-campo de Arteta terá uma reformulação. Abriu-se espaço para figura experiente com a possível saída de Granit Xhaka, que está próximo de se juntar ao Bayer Leverkusen. O Arsenal continua como favorito na disputa por Declan Rice, do West Ham, embora possam enfrentar a concorrência do Manchester United, além das altas cifras exigidas pelos rivais londrinos.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]