O Arsenal fez uma janela de transferências animadora, mas que ainda não mostrou todo o seu potencial. Isso porque um de seus principais reforços, Mikel Merino, se lesionou assim que chegou ao clube.
O espanhol estreou apenas na última partida dos Gunners, pela Champions League, contra o PSG. No entanto, ele ainda poderá fazer sua primeira partida pela Premier League.
Merino de volta ao Arsenal
Em entrevista coletiva antes do jogo contra o PSG, Mikel Arteta, técnico dos londrinos, elogiou a inteligência e a versatilidade do novo reforço, que fez seu primeiro jogo depois de se recuperar de uma lesão no ombro,
— Merino possui um ‘cérebro de futebol’ incrível. Sua capacidade de tomar decisões, ocupar espaços e entender o jogo é algo raro de se ver.
Arteta também destacou a força física e a capacidade de finalização do jogador, que o tornam uma ameaça constante dentro da área adversária. E o meio-campista viu um lado positivo em ter esperado para estrear.
A adaptação do espanhol ao time foi facilitada pelo período de recuperação, que o permitiu estudar seus novos companheiros e o estilo de jogo de Arteta.
— Apesar da lesão ter sido um momento difícil, ela me deu a oportunidade de me preparar da melhor forma possível para esta nova etapa da minha carreira — disse após o jogo.
Ele revelou que todos no clube foram muito gentis e que podia sentir o amor e o apoio de todos. “Obviamente, isso me ajudou muito na recuperação e finalmente posso dizer que agora sou oficialmente jogador do Arsenal! Fiz minha estreia e estou animado.”
Onde Merino vai jogar?
Com sua entrada no segundo tempo da partida da Champions League, o meia espanhol deu uma amostra de como pode ser usado por Arteta durante a temporada dos Gunners.
A expectativa é que Merino se torne um dos pilares do meio-campo do Arsenal.
Sua versatilidade permite que ele atue tanto como volante quanto como meio-campista mais avançado, dando a Arteta mais opções táticas.
A tendência é que o espanhol forme uma dupla de volantes com Declan Rice, com o inglês atuando como um volante mais marcador e Merino como um jogador com mais liberdade para criar jogadas.
Ele entrou no lugar de Thomas Partey contra o PSG e, com a substituição, Rice passou a recuar para Merino se tornar um “camisa 8” — que deve ser a tendência de funções dos dois quando ambos jogarem juntos.
Sem a bola, os Gunners se mantinham em 4-4-2 como o padrão, e a dupla de forma central no meio, entre os meias mais abertos.
O Arsenal enfrenta o Southampton, no Emirates Stadium, neste sábado, (5), às 11h (de Brasília), pela sétima rodada da Premier League.