O Arsenal estaria motivado ao ver a situação atual do Manchester City. Depois de dominar a Premier League e os tirar os dois últimos títulos ingleses, os Citizens estão vivendo uma crise. Mas apareceu o Liverpool.
O time de Arne Slot tem 11 pontos de vantagem sobre os Gunners na liderança, e a chance de título para o clube londrino parece cada vez menor.
A ‘chance perdida' pelo Arsenal
Em meio à situação complicada do time de Mikel Arteta, o jornal inglês “Standard” colocou a atual temporada dos Gunners como uma chance de ouro que foi perdida — e será motivo de arrependimento.
“É tão difícil imaginar o Liverpool perdendo pontos suficientes para tornar a disputa interessante quanto acreditar que um Arsenal esgotado e inofensivo, que usou o meio-campista Mikel Merino como um centroavante contra os Hammers, será impecável na reta final”, começou o jornal.
As lesões foram fator decisivo para a inconstância do clube londrino. Odegaard se machucou antes, depois Gabriel Jesus teve diferentes momentos afastado, e agora Havertz, Martinelli e Saka também são baixas.

Além dos problemas médicos, outro fator de incômodo que pode ter impacto na incapacidade do time de crescer ainda mais foi a atuação no mercado de transferências.
Apesar de bons reforços em Calafiori e Merino, Arteta não conseguiu contratar o centroavante que tanto queria. Não só o alvo prioritário, como Isak — não houve reforços.
Por conta disso, o periódico ligou a falta de um centroavante com a “obsessão” dos Gunners pelas faltas e escanteios, o que levou à curiosa popularidade de Nicolas Jover, seu técnico de bolas paradas.
O Arsenal conseguiu aproveitar o ano de baixa dos Citizens e terminará a Premier League à frente do time de Guardiola, mas não do Liverpool, o que pode deixar um sentimento amargo.
— É estranho para o clube ter trabalhado tanto para derrubar um adversário, apenas para fazê-lo e permanecer no mesmo lugar — colocou o Standard.

O Liverpool merece todos os aplausos pela excelente campanha até o momento, mas teve momentos inconstantes, como o que vive agora, mas não recebeu pressão dos adversários na tabela.
Desde o início de dezembro, os Reds empataram seis de seus 14 jogos da Premier League, incluindo quatro dos últimos oito.
Enquanto isso, o Arsenal não conseguiu ter uma sequência de três vitórias seguidas nenhuma vez na atual edição do campeonato inglês. As chances existiram e continuam aparecendo, mas o time de Arteta ainda não conseguiu aproveitar, e talvez seja tarde demais.