Por que Arsenal será obrigado a quebrar escrita de 38 anos no clássico contra o Tottenham?

4 minutos de leitura

A Premier League volta neste fim de semana após a pausa para a Data Fifa, e a rodada de retomada já tem um dos maiores clássicos do futebol inglês no calendário.

✅ Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp.

O Tottenham recebe o Arsenal no domingo (15), às 10h (de Brasília), no Tottenham Hotspur Stadium, e o confronto será marcado por uma proibição que não ocorria há 38 anos.

Os Gunners deverão enfrentar o rival com o uniforme alternativo, ou seja, sem a tradicional vestimenta vermelha com detalhes em branco. A decisão foi determinada pela Premier League em conjunto com o órgão de arbitragem da entidade, conhecido pela sigla PGMOL.

Atletas do Arsenal celebram gol de Saka contra o Wolverhampton na Premier League
Atletas do Arsenal celebram gol de Saka contra o Wolverhampton na Premier League. (Foto: Pro Sports Images/Imago)

Uniformes conflitantes

O PGMOL afirma que o primeiro uniforme do Arsenal para a temporada 2024/25 conflita com o do Tottenham por ter “muita cor branca”, conforme divulgou o clube em nota. Como o mando é dos Spurs, os visitantes devem entrar em campo com outro conjunto.

Os Gunners também fizeram questão de enfatizar que a norma deverá vigorar também no jogo do returno. As equipes voltam a se enfrentar na liga em 14 de janeiro.

— A decisão da PGMOL e da Premier League significa que o Tottenham também usará cores diferentes quando visitar o Emirates Stadium em janeiro —, disse o Arsenal em comunicado.

Essa será a primeira vez em 12 anos que o clássico do norte de Londres terá uma das equipes sem o uniforme principal. A última foi na edição 2012/13 do Campeonato Inglês.

Kyle Naughton, do Tottenham, e Theo Walcott, do Arsenal, durante o North London Derby de novembro de 2012 na Premier League
Kyle Naughton, do Tottenham, e Theo Walcott, do Arsenal, durante o North London Derby de novembro de 2012 na Premier League. (Foto: Sportimage/Imago)

Na ocasião, o Tottenham usou vestimenta secundária no jogo no Emirates Stadium. O embate terminou em 5 a 2 para os donos da casa.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.