O Arsenal entrou em acordo com o italiano Andrea Berta para ser o novo diretor esportivo do clube. Ele vai substituir o brasileiro Edu Gaspar, que surpreendeu ao anunciar em novembro do ano passado que deixaria o cargo.
Andrea Berta: o perfil do novo diretor
Andrea Berta estava livre no mercado após passar mais de dez anos no Atlético de Madrid, onde teve papel fundamental na evolução do clube. Ele chegou aos Colchoneros em 2013 e virou diretor esportivo quatro anos depois. Antes do período no Atleti, também trabalhou no Carpendolo, Parma e Genoa.
Berta, de 53 anos, estava bem cotado no mercado, com vários clubes interessados. O cargo de diretor estava até então sendo ocupado interinamente por Jason Ayto, ex-assistente de Edu Gaspar.
No Atleti, o dirigente italiano construiu uma boa reputação, sendo responsável por ótimas contratações e vendas bem importantes, como Antoine Griezmann e Rodri. Em campo, o resultado também foi positivo. No período, o clube conquistou dois títulos de La Liga, a Liga Europa e chegou duas vezes à final da Champions League.
Em 2019, ele recebeu o prêmio de melho diretor esportivo do ano da Globe Soccer Awards.
Desafios do Arsenal no mercado

O Arsenal tem vários desafios no mercado de transferências. Na última janela, o clube não fez contratações e viu o elenco ser abatido por várias lesões. Com tantos desfalques, os Gunners acumularam desfalques e tropeçaram na briga pelo título da Premier League.
A contratação mais óbvia é a busca por um camisa 9 — Alexander Isak, do Newcastle, e Benjamin Sesko, do RB Leipzig, são os principais alvos –, mas o novo diretor terá outras questões a trabalhar: reforçar outras áreas do time, como um bom reserva para Saka, negociar jogadores sem espaço (Zinchenko, Tomiyasu, dentre outros) e acertar a renovação de contrato de pilares do elenco.