Guia do Arsenal na Europa League 2019/2020

Até onde vão os Gunners na competição continental? Confira nossa análise

Aubameyang Arsenal Stu Forster Collection Getty Images Sport
(Credit Stu Forster Collection Getty Images Sport)

Confira o guia especial da PL Brasil sobre o Arsenal na Europa League 2019/2020

Desde o decepcionante revés diante do Chelsea na final da última Europa League por 4 a 1, o Arsenal se transformou bastante em busca de uma temporada melhor. Após ficar mais uma vez sem conseguir a classificação para a Champions League, fato que se repete desde 2016/2017, o time londrino se viu obrigado a mexer bastante em sua estrutura diante dos maus resultados e pressão da torcida.

Além da chegada de Edu Gaspar para o cargo de diretor técnico do clube após desligar-se da seleção brasileira, o Arsenal aproveitou a janela de transferências para mudar consideravelmente o seu elenco.

Entre nomes mais e menos conhecidos no elenco, 18 atletas deixaram o clube, seja em transferência em definitivo, empréstimo ou aposentadoria. Dentre esses nomes, podemos destacar Ramsey, Koscielny, Mkhitaryan, Iwobi, Monreal, Lichtsteiner, Welbeck, Elneny e Cech.

Leia mais: Quais são os impactos do Brexit na Premier League?
Esquadrões Imortais: Arsenal 2003/04

Se por um lado vários nomes comuns ao time nos últimos anos se despediram, o Arsenal trouxe algumas peças interessantes na última janela. O marfinense Nicolas Pépé, ex-Lille, se tornou a contratação mais cara da história do clube, custando 80 milhões de euros.

Dentre as chegadas, estão dois brasileiros. O jovem atacante Gabriel Martinelli, de apenas 18 anos, ex-Ituano, foi a primeira contratação anunciada. Já a última foi a inesperada chegada de David Luiz, deixando o Chelsea.

Também para a defesa, o lateral esquerdo Kieran Tierney chegou após longas negociações com o Celtic. No entanto, o defensor se recupera de uma lesão e ainda não fez sua estreia pelo Arsenal.

Já um nome que vem agradando no início desta temporada é o do espanhol Dani Ceballos, que chegou por empréstimo junto ao Real Madrid, porém sem opção de compra.

Com um início de Premier League relativamente bom, o Arsenal vê na Europa League uma chance de título mais palpável nesta temporada, já que, no Campeonato Inglês, Manchester City e Liverpool já dão prova que irão sobrar novamente em relação aos adversários.

Aubameyang Arsenal Stu Forster Collection Getty Images Sport

De olho nos adversários

Em sorteio realizado no último dia 30, o time de Unai Emery conheceu os seus adversários para a fase de grupos desta UEL: Vitória de Guimarães, Standard Liège e Eintracht Frankfurt. O clube londrino estreia na competição no dia 19 de setembro, às 13h55 (de Brasília) em terras germânicas.

Vale lembrar que o Eintracht foi um dos semifinalistas da última temporada, sendo eliminado justamente pelo campeão Chelsea. Entretanto, o time comandado por Adi Hütter perdeu Luka Jovic, Sébastien Haller e Ante Rebic, três dos principais jogadores do time, todos negociados.

Os belgas do Standard Liège e os portugueses do Vitória de Guimarães correm por fora e tentarão ser a surpresa desse grupo F. Tratando-se de mercado, os Rouges perderam o experiente goleiro Ochoa para o América do México.

Já em Portugal, o Vitória conta com a chegada de dois brasileiros entre os seus contratados. O atacante Léo Bonatini, ex-Wolverhampton, e o meia Lucas Evangelista, ex-Nantes, chegaram por empréstimo.

Um ponto positivo do sorteio é que desta vez o Arsenal não terá que fazer longas viagens. Nas últimas temporadas, o time teve jogos na Bielorrússia, Azerbaijão e Ucrânia.

GRUPO F: Arsenal, Frankfurt, Standard Liége e Vitória de Guimarães

19/09 – Eintracht Frankfurt x Arsenal – Commerzbank Arena – 13h55 (de Brasília)
03/10 – Arsenal x Standard Liège – Emirates Stadium – 16h (de Brasília)
24/10 – Arsenal x Vitória de Guimarães – Emirates Stadium – 16h (de Brasília)
06/11 – Vitória de Guimarães x Arsenal – Estádio Rei Dom Afonso Henriques – 12h50 (de Brasília)
28/11 – Arsenal x Eintracht Frankfurt – Emirates Stadium – 17h00 (de Brasília)
12/12 – Standard Liège x Arsenal – Estádio de Sclessin – 14h55 (de Brasília)

Leia mais: A importância da conquista da Copa das Feiras para a história do Arsenal

Curiosidades

  • Desde que começou a ser organizada pela UEFA, em 1971, esta é a apenas a oitava vez em que o Arsenal disputa a Europa League. Os maiores goleadores dos Gunners pela competição são Aubameyang e Lacazette, com oito gols cada. Logo em seguida, com sete, vem Thierry Henry. Maitland-Niles é o jogador que mais atuou pelo clube no torneio, com 19 jogos.
  • Além da final na temporada passada, o clube chegou à decisão também na temporada 1999/2000. Na ocasião, o título ficou nas mãos do Galatasaray. Após um empate por 0 a 0, os turcos venceram por 4 a 1 nos pênaltis.
  • Em 1969/1970, o Arsenal venceu a 12ª edição da Taça das Cidades com Feiras em cima do Anderlecht. Na oportunidade, os Gunners foram derrotados por 3 a 1 na Bélgica, mas vencerem por 3 a 0 em Highbury. A competição foi a precursora da UEFA Europa League.

Palpites para o Arsenal na Europa League

Diego Araújo (PL Brasil): finalista

João Castelo Branco (ESPN): finalista

Leonardo Bertozzi (ESPN): quartas de final

Mário Marra (ESPN): finalista

Paulo Andrade (ESPN): finalista

Fred Caldeira (Esporte Interativo): finalista

Renato Senise (DAZN): finalista

Bruno Formiga (Esporte Interativo): quartas de final