Confira o guia especial da PL Brasil sobre o Arsenal na Europa League 2019/2020
Desde o decepcionante revés diante do Chelsea na final da última Europa League por 4 a 1, o Arsenal se transformou bastante em busca de uma temporada melhor. Após ficar mais uma vez sem conseguir a classificação para a Champions League, fato que se repete desde 2016/2017, o time londrino se viu obrigado a mexer bastante em sua estrutura diante dos maus resultados e pressão da torcida.
Além da chegada de Edu Gaspar para o cargo de diretor técnico do clube após desligar-se da seleção brasileira, o Arsenal aproveitou a janela de transferências para mudar consideravelmente o seu elenco.
Entre nomes mais e menos conhecidos no elenco, 18 atletas deixaram o clube, seja em transferência em definitivo, empréstimo ou aposentadoria. Dentre esses nomes, podemos destacar Ramsey, Koscielny, Mkhitaryan, Iwobi, Monreal, Lichtsteiner, Welbeck, Elneny e Cech.
Leia mais: Quais são os impactos do Brexit na Premier League?
Esquadrões Imortais: Arsenal 2003/04
Se por um lado vários nomes comuns ao time nos últimos anos se despediram, o Arsenal trouxe algumas peças interessantes na última janela. O marfinense Nicolas Pépé, ex-Lille, se tornou a contratação mais cara da história do clube, custando 80 milhões de euros.
Dentre as chegadas, estão dois brasileiros. O jovem atacante Gabriel Martinelli, de apenas 18 anos, ex-Ituano, foi a primeira contratação anunciada. Já a última foi a inesperada chegada de David Luiz, deixando o Chelsea.
Também para a defesa, o lateral esquerdo Kieran Tierney chegou após longas negociações com o Celtic. No entanto, o defensor se recupera de uma lesão e ainda não fez sua estreia pelo Arsenal.
Já um nome que vem agradando no início desta temporada é o do espanhol Dani Ceballos, que chegou por empréstimo junto ao Real Madrid, porém sem opção de compra.
Com um início de Premier League relativamente bom, o Arsenal vê na Europa League uma chance de título mais palpável nesta temporada, já que, no Campeonato Inglês, Manchester City e Liverpool já dão prova que irão sobrar novamente em relação aos adversários.
De olho nos adversários
Em sorteio realizado no último dia 30, o time de Unai Emery conheceu os seus adversários para a fase de grupos desta UEL: Vitória de Guimarães, Standard Liège e Eintracht Frankfurt. O clube londrino estreia na competição no dia 19 de setembro, às 13h55 (de Brasília) em terras germânicas.
Vale lembrar que o Eintracht foi um dos semifinalistas da última temporada, sendo eliminado justamente pelo campeão Chelsea. Entretanto, o time comandado por Adi Hütter perdeu Luka Jovic, Sébastien Haller e Ante Rebic, três dos principais jogadores do time, todos negociados.
Os belgas do Standard Liège e os portugueses do Vitória de Guimarães correm por fora e tentarão ser a surpresa desse grupo F. Tratando-se de mercado, os Rouges perderam o experiente goleiro Ochoa para o América do México.
Já em Portugal, o Vitória conta com a chegada de dois brasileiros entre os seus contratados. O atacante Léo Bonatini, ex-Wolverhampton, e o meia Lucas Evangelista, ex-Nantes, chegaram por empréstimo.
Um ponto positivo do sorteio é que desta vez o Arsenal não terá que fazer longas viagens. Nas últimas temporadas, o time teve jogos na Bielorrússia, Azerbaijão e Ucrânia.
GRUPO F: Arsenal, Frankfurt, Standard Liége e Vitória de Guimarães
19/09 – Eintracht Frankfurt x Arsenal – Commerzbank Arena – 13h55 (de Brasília)
03/10 – Arsenal x Standard Liège – Emirates Stadium – 16h (de Brasília)
24/10 – Arsenal x Vitória de Guimarães – Emirates Stadium – 16h (de Brasília)
06/11 – Vitória de Guimarães x Arsenal – Estádio Rei Dom Afonso Henriques – 12h50 (de Brasília)
28/11 – Arsenal x Eintracht Frankfurt – Emirates Stadium – 17h00 (de Brasília)
12/12 – Standard Liège x Arsenal – Estádio de Sclessin – 14h55 (de Brasília)
Leia mais: A importância da conquista da Copa das Feiras para a história do Arsenal
Curiosidades
- Desde que começou a ser organizada pela UEFA, em 1971, esta é a apenas a oitava vez em que o Arsenal disputa a Europa League. Os maiores goleadores dos Gunners pela competição são Aubameyang e Lacazette, com oito gols cada. Logo em seguida, com sete, vem Thierry Henry. Maitland-Niles é o jogador que mais atuou pelo clube no torneio, com 19 jogos.
- Além da final na temporada passada, o clube chegou à decisão também na temporada 1999/2000. Na ocasião, o título ficou nas mãos do Galatasaray. Após um empate por 0 a 0, os turcos venceram por 4 a 1 nos pênaltis.
- Em 1969/1970, o Arsenal venceu a 12ª edição da Taça das Cidades com Feiras em cima do Anderlecht. Na oportunidade, os Gunners foram derrotados por 3 a 1 na Bélgica, mas vencerem por 3 a 0 em Highbury. A competição foi a precursora da UEFA Europa League.
Palpites para o Arsenal na Europa League
Diego Araújo (PL Brasil): finalista
João Castelo Branco (ESPN): finalista
Leonardo Bertozzi (ESPN): quartas de final
Mário Marra (ESPN): finalista
Paulo Andrade (ESPN): finalista
Fred Caldeira (Esporte Interativo): finalista
Renato Senise (DAZN): finalista
Bruno Formiga (Esporte Interativo): quartas de final