Por que o Arsenal deixou jovem artilheiro que brilha na Europa sair por ‘pechincha’

6 minutos de leitura

Mikel Arteta precisa improvisar o xará Mikel Merino na posição de centroavante para lidar com a ausência de um goleador no Arsenal. Gabriel Jesus e Kai Havertz, que jogavam como referência no ataque, estão lesionados.

A realidade poderia ser diferente para os Gunners. Mika Biereth, de 22 anos, estava na divisão sub-21 do clube e foi vendido ao austríaco Sturm Graz por 4 milhões de libras (R$ 29,6 milhões na cotação atual) no começo da temporada. Ele defende o Monaco desde janeiro de 2025 e contabiliza 11 gols e três assistências.

Mika Biereth faz falta no Arsenal?

No somatório desde a saída do Arsenal, Biereth tem 33 participações em gol — 25 bolas na rede e oito assistências — em 37 aparições. O time londrino, por outro lado, precisou olhar no mercado opções para reforçar o ataque, e não teve sucesso na janela do início do ano.

Uma das investidas foi em Ollie Watkins, do Aston Villa. A proposta de 60 milhões de libras (R$ 444,8 milhões) foi rejeitada pelos Villains.

O caso pode levantar a dúvida: se eles tinham essa a promessa com potencial “em casa”, porque liberaram o jogador? De acordo com fontes consultadas pelo “Mirror”, Biereth não teria os atributos que Arteta almejava em um centroavante.

Max Biereth em jogo do Monaco
Max Biereth em jogo do Monaco (Foto: Imago)

Ele já esteve no banco de reservas do time principal em algumas ocasiões, mas não seria considerado “compatível” com o perfil que o treinador e sua comissão buscavam.

A passagem do jovem pela base dos Gunners começou em 2021 e foi de 12 gols e cinco assistências em 26 jogos disputados. Biereth também foi emprestado a times como RKC Waalwijk e Motherwell FC até assinar em definitivo com a equipe austríaca.

Nascido na Inglaterra, o atacante representa a seleção dinamarquesa no juniores da seleção, e Thomas Tuchel e companhia já foram avisados do bom desempenho do atleta no futebol francês, segundo o “Daily Mail”.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.