Por que o Arsenal não contratou Toney na janela de transferências

4 minutos de leitura

O Arsenal procurou um centroavante no mercado de transferências nos últimos meses, mas acabou não contratando um camisa 9 de ofício. Um dos alvos recentes era Ivan Toney.

O atacante do Brentford também foi alvo do Chelsea e acabou fechando com o Al-Ahli, da Arábia Saudita. Mas também por conta da rejeição por parte dos Gunners em relação ao jogador.

Por que Toney não foi para o Arsenal

Segundo o jornal inglês “The Independent”, o técnico Mikel Arteta não queria que os Gunners contratassem o centroavante porque temia que ele atrapalhasse o entrosamento do time.

O periódico afirma que o espanhol desistiu de Toney porque não achava que ele se encaixaria na dinâmica do grupo. Parte do seu trabalho no clube nestes cinco anos tem sido instalar uma mentalidade focada na equipe, não em individualidades.

Toney na mira do Arsenal
Toney pelo Brentford (Foto: Icon Sport)

E Arteta não estava convencido de que o inglês estaria na mesma direção. Ainda no início de 2024, em entrevista ao jornalista do “GOAL”, Charles Watts, o perfil anônimo que cobre os bastidores do Arsenal “Team News and Ticks” revelou como o clube se posicionava sobre Toney.

— Eles (direção do Arsenal) não gostam dele. Eles o conheceram e não gostaram dele. Quando ele assinou com sua nova agência em agosto do ano passado, ele disse que queria voltar a jogar, voltar para a seleção da Inglaterra e mudar para um grande clube, de preferência o Arsenal.

Segundo, o perfil, Toney pensou que marcaria muitos gols e que se encaixaria no sistema de Arteta, mas a direção o conheceu e “simplesmente não gostaram dele”.

Depois de não encontrar sua mudança desejada para um time do Big-Six da Premier League, Toney assinou com o Al-Ahli, no último dia da janela. Segundo o Mirror, ele ganhará 403 mil libras por semana.

O mercado do Arsenal

Sem um camisa 9 de ofício, os Gunners têm Gabriel Jesus e Havertz como opções para o comando do ataque. Eddie Nketiah, que foi o reserva do brasileiro nos últimos anos, foi vendido.

Sterling em ação pelo Chelsea na Premier League
Sterling foi contratado pelo Arsenal após saída do Chelsea (Foto: Icon Sport)

Leandro Trossard, que também já fez partidas como falso nove, recebeu uma proposta da Arábia Saudita que poderia chegar a 25 milhões de libras, mas o clube londrino rejeitou.

Além disso, a equipe contratou Raheem Sterling, outro ponta que pode dividir a posição com Trossard, Martinelli e até Saka. Anteriormente, o volante Mikel Merino chegou ao clube da Real Sociedad.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]